Tiradentes – MG

Tiradentes está localizada na região das Cidades Históricas de Minas Gerais, vizinha a São João del Rei e é conhecida por sua beleza natural e riqueza histórica e cultural. A distância de Tiradentes para as capitais mais próximas é de 335 Km para o Rio de Janeiro, 220 Km para Belo Horizonte e 527 Km até São Paulo.

Apesar das distâncias assustarem, é muito fácil chegar até Tiradentes a partir dessas cidades. Quem sai de Belo Horizonte deve pegar a BR-040 para São João del Rei e em seguida a BR-265 até Tiradentes. A partir do Rio de Janeiro o viajante também deve seguir pela BR-040 até Barbacena, quando deverá pegar a BR-265 no sentido de São João del Rei, até chegar em Tiradentes. Para quem sai de São Paulo, basta pegar a Rodovia Fernão Dias e na altura de Lavras sair para a BR-265 até Tiradentes.

É importante ressaltar que o herói Tiradentes não viveu ou nasceu na cidade. Após a Proclamação da República, Tiradentes foi homenageado pelo governo republicano e a cidade ganhou seu nome. Antes disso a cidade teve outros nomes, tendo sido fundada no início do século 18. Segundo o Senso do IBGE, Tiradentes possui aproximadamente 7 mil habitantes. Apesar de pequena, a cidade conta com uma ótima infraestrutura de hotéis e pousadas e restaurantes para atender aos viajantes.

O que Fazer em Tiradentes

Em Tiradentes predominam as atividades de artesanato, culinária e o ecoturismo. A cidade conta com um centro histórico que merece uma visita detalhada, dezenas de lojas de artesanato, onde ganham destaques peças em madeira, pedra sabão, latão, folha de flandres e tecido. A cidade possui também ótimos restaurantes, não só de pratos mineiros, como também de cozinha internacional. Os doces mineiros são uma atração a parte, com destaque aos feitos a partir do leite e frutas em conserva.

Hospedagem

A cidade oferece muitas opções de hospedagem. O site Booking.com relaciona 256 opções de hotéis e pousadas. Já a Hoteis.com apresenta 79 opções de hospedagem na cidade.

Em nossa visita à cidade, ficamos hospedados na Pousada Villa Alferes. A pousada fica a 800 metros do centro. O atendimento é exemplar. O café da manhã muito bem cuidado, com itens frescos. Os bolos são deliciosos! Ficamos no quarto Duplo Deluxe com Banheira de Hidromassagem. A pousada possui também opções de quarto Luxo, Superior e Standard, que acomodam até quatro pessoas.

Destacamos outras opções de pousada na cidade, como o Santíssimo Resort,  Oratório Pousada BoutiqueDon Quixote Pousada, Solar da PonteHotel Villa PaolucciPousada Berço da Liberdade.

Centro Histórico

A melhor forma de conhecer o centro de Tiradentes é a pé. Aproveite para caminhar por suas ruas e vielas, conhecer com calma as lojas, igrejas praças, casas de cultura e o cemitério. Sim, o cemitério nos conta muito sobre os habitantes da cidade e sua cultura… ]

Comece pelo Centro de Turismo da cidade, no Largo das Forras, onde poderá pegar um mapa da região central e obter informações sobre a cidade. No Largo das Forras é diversas charreteiros, que oferecem passeios pelo centro. Para quem não gosta de caminhar, é uma opção. No Largo também há muitas lojinhas e restaurantes. Falaremos de um deles, o Bar do Celso, na seção restaurantes.

A partir do Largo, caminhe pelas ruas próximas e visite a Igreja de Santo Antônio (a Igueja Matriz. Em seus fundos há um cemitério que recomendo a visita), o Museu de Sant’Ana, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Museu da Liturgia, a Igreja Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos, o Chafariz de São José e o Santuário da Santíssima Trindade. Não precisa se preocupar em procurar os lugares para ir. O Centro Histórico é pequeno e o mais interessante é caminhar tranquilamente, sem compromisso, pelas ruas e parar para ver o que chamar a atenção.

Passeios

Para quem gosta de caminhadas, pedaladas, cachoeiras e grutas, os arredores de Tiradentes conta com diversas opções de Ecoturismo para os viajantes exploradores.

O principal roteiro de Ecoturismo em Tiradentes é fazer a Travessia da Serra de São José. Para quem prefere algo mais tranquilo, que tal fazer uma trilha até à Cachoeira do Mangue, que está a umas duas horas de caminhada?

Além de andar a cavalo, de bicicleta, a cidade oferece outros passeios ao viajante, como a Trilha do Carteiro, a Trilha do Mangue e a Gruta da Casa da Pedra. que está aberta apenas aos sábados, domingos e feriados. Para encerrar, que tal fazer um “passeio” de rafting pelo Rio Elvas?

Você irá encontrar diversas agências que oferecem esses passeios na cidade.

Restaurantes

Em Tiradentes, assim como todo o estado de Minas Gerais, se come muito bem. Na cidade o visitante poderá escolher a refeição partindo do tipo de comida que deseja.

Se for um almoço descompromissado, de comida mineira, num ambiente simples e com boa comida, uma ótima opção é o Bar do Celso. Localizado no Largo das Forras,  a casa oferece pratos mineiros (e bem brasileiros). Há dois, que são os carros chefes da casa: o Feijão Tropeiro e o Tutu à Mineira.

A cidade também conta com restaurantes mais sofisticados, ou “gourmetizados”, como está na moda dizer nesses dias. Um desses é Empório Santo Antônio, que fica no Parque das Abelhas, fora do centro histórico de Tiradentes. A comida servida no restaurante também é mineira, mas o serviço é do tipo buffet, cobrada por pessoa, com preço fixo.

Entre outras opções de restaurantes na cidade, destacamos: Pacco & Bacco, Tragaluz, Leitão do Luiz Ney e o Virada’s do Largo.

Doces Mineiros

Embora tenha dedicado uma sessão apenas aos doces mineiros, minha indicação de doces na cidade é o Chico Doceiro. Por sí só ele merece destaque e vale por várias lojas juntas!!! O lugar não é chique, é simples e parece caseiro, Mas não é isso que espera de um doce caseiro, que seja caseiro? A loja do Chico Doces não está no centro histórico, mas dá para ir caminhando até lá… O endereço de lá é Rua Francisco de Morais, 74.

Vai viajar? Fale com a gente. Teremos o maior prazer em planejar a viagem perfeita para você!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.