Viajando na Maionese – Minha História

Olá Viajante! Novembro começou e como prometido, está cheio de novidades! E para começar bem o mês o Viajante Rei tem o prazer de entregar hoje um novo projeto: o PodCast Viajando na Maionese!

Antes de falar sobre o podcast do Viajante Rei, lançado hoje, gostaria de fazer uma reflexão e contar um pouco mais sobre o desenvolvimento desse projeto.

Meu primeiro contato com PodCasts

Foi em 2003 que eu tive meu primeiro contato com Podcasts. Na época me falaram que era algo revolucionário, uma nova mídia, que iria transformar a forma de se consumir áudio e ouvir rádio. Confesso que não dei muita bola para essas previsões: achei processo para ouvir um tando quando trabalhoso, sem contar que apenas alguns privilegiados, donos de iPods é que teriam acesso a esse conteúdo.

Em 2005, com meu primeiro iPod, minha opinião continuou a mesma: ter que plugar o aparelho em um computador e usar o iTunes para baixar episódios de podcast não era nada amigável. Quatro anos depois, em 2009, os podcasts em português começaram a se popularizar, mas a dificuldade de baixar episódios ainda era um problema para mim. Com o iphone e o uso do Wi-Fi isso passou a mudar, mais ainda falta algo…

A ideia começa a tomar forma

Em 2014 comecei a achar que o mercado estava caminhando para o Podcast ser uma plataforma viável, principalmente com a popularização dos smart phones e o aparente fim do “monopólio” dos podcast pela Apple. Mas ainda não tinha a confiança de embarcar nesse projeto.

Chegou a hora!

Eis que finalmente, cinco anos depois da minha última avalização de mercado e 16 anos após ter meu primeiro contato com o mundos dos poscasts, passeio a acreditar que era chegada a hora de por o projeto em prática, já que os principais meios de comunicação passaram a adotar a plataforma e o processo de interação entre os ouvintes e produtores de conteúdo passou a ser mais facilitado, como inclusão em serviços de áudio sob demanda como Spotify e Deezer, além da a adesão nativa dos celulares Android: o lançamento Google Podcasts.

O projeto do podcast surgiu a partir de duas percepções:

  1. As informações sobre viagens são disponibilizadas de forma pulverizada pela internet, sendo os blogs de viagem hoje a maior fonte de informação para os viajantes;
  2. O viajante busca por informações que sejam apresentadas de forma inovadora, fáceis de serem absorvidas, e nem sempre desejam ler longos textos e buscam acesso a conteúdos que possuam uma linguagem descontraída e informal.

Como foi o preparo

Para atender a essas demandas dos viajantes consumimos meses de preparo, muitas pesquisas, gravações de programas piloto, estudo de conteúdo adequado, consultas de grupos de ensaio, troca de idéias com outros blogueiros de viagens, até que o projeto pudesse pudesse tomar forma e conteúdo.

Nosso cronograma atendeu ao planejado e hoje, dentro do prazo, finalmente podemos levar até vocês o programa piloto do que será (e que na verdade já é) nosso podcast: o Viajando na Maionese.

Nosso PodCast

A partir de hoje, semanalmente, levaremos até você um novo episódio, preparado especialmente para apresentar um conteúdo de qualidade, voltado ao mercado de turismo, onde apresentamos informações e dicas sobre destinos, além de levar aos ouvintes nossas experiências de viagens.

Desde que a ideia do Podcast surgiu tivemos em mente o objetivo de levar ao nosso público temas e assuntos com uma única finalidade: ajudar o viajante na escolha de destinos, experiências turísticas e viagens, sempre em linguagem descontraída e informal.

Você, como ouvinte, terá sempre a certeza que os episódios de nosso podcast são produzidos com equipamentos profissionais, de última geração, garantindo qualidade na captação do áudio dos apresentadores e convidados.

Sala Vip

E é claro que a participação de nossos leitores e seguidores (e agora também ouvintes) é fundamental.  Para isso criamos o quadro “Sala Vip”, com a participação direta do ouvinte, dedicado a responder dúvidas e a compartilhar experiências relevantes com os demais ouvintes. Então, se você tiver uma dúvida ou se quiser compartilhar experiências, envie um áudio para a gente através do WhatsApp +55 (21) 97925-4747. Nos próximos episódios será um prazer poder contar com a sua participação!

Episódio Piloto

Nessa primeira semana o conteúdo de nosso primeiro episódio do podcast será uma apresentação sobre quem sou eu e sobre como o rádio, as viagens e esse desejo de ajudar a pessoas como você a ter boas experiências em suas viagens me levou até aqui!

Esperamos que nosso conteúdo possa servir de estímulo para sua busca de novas viagens e de experiências turísticas inesquecíveis!

Na próxima semana voltaremos com um novo episódio, onde dividirei o microfone com a Leda, minha companheira de vida e de viagens, a quem carinhosamente chamo em minhas “aparições” nas redes sociais como “Senhora Lincoln”.

Espero por você na próxima semana, quando falaremos sobre o destino de nossa próxima viagem! Até lá!

Uma resposta para “Viajando na Maionese – Minha História”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *