Blog
Olá Viajante!
Novembro começou e como prometido, está cheio de novidades! E para começar bem o mês o Viajante Rei tem o prazer de entregar hoje um novo projeto: o PodCast Viajando na Maionese!
Antes de falar sobre o podcast do Viajante Rei, lançado hoje, gostaria de fazer uma reflexão e contar um pouco mais sobre o desenvolvimento desse projeto.
Meu primeiro contato com PodCasts
Foi em 2003 que eu tive meu primeiro contato com Podcasts. Na época me falaram que era algo revolucionário, uma nova mídia, que iria transformar a forma de se consumir áudio e ouvir rádio. Confesso que não dei muita bola para essas previsões: achei processo para ouvir um tanto quando trabalhoso, sem contar que apenas alguns privilegiados, donos de iPods é que teriam acesso a esse conteúdo. Em 2005, com meu primeiro iPod, minha opinião continuou a mesma: ter que plugar o aparelho em um computador e usar o iTunes para baixar episódios de podcast não era nada amigável. Quatro anos depois, em 2009, os podcasts em português começaram a se popularizar, mas a dificuldade de baixar episódios ainda era um problema para mim. Com o iphone e o uso do Wi-Fi isso passou a mudar, mais ainda falta algo…A ideia começa a tomar forma
Em 2014 comecei a achar que o mercado estava caminhando para o Podcast ser uma plataforma viável, principalmente com a popularização dos smart phones e o aparente fim do “monopólio” dos podcast pela Apple. Mas ainda não tinha a confiança de embarcar nesse projeto.Chegou a hora!
Eis que finalmente, cinco anos depois da minha última avalização de mercado e 16 anos após ter meu primeiro contato com o mundos dos poscasts, passeio a acreditar que era chegada a hora de por o projeto em prática, já que os principais meios de comunicação passaram a adotar a plataforma e o processo de interação entre os ouvintes e produtores de conteúdo passou a ser mais facilitado, como inclusão em serviços de áudio sob demanda como Spotify e Deezer, além da a adesão nativa dos celulares Android: o lançamento Google Podcasts. O projeto do podcast surgiu a partir de duas percepções:- As informações sobre viagens são disponibilizadas de forma pulverizada pela internet, sendo os blogs de viagem hoje a maior fonte de informação para os viajantes;
- O viajante busca por informações que sejam apresentadas de forma inovadora, fáceis de serem absorvidas, e nem sempre desejam ler longos textos e buscam acesso a conteúdos que possuam uma linguagem descontraída e informal.