Olá Viajante,

Mais de um ano e meio se passou desde o início da Pandemia do Covid-19 e o Brasil (e o restante do mundo) parece finalmente ensaiar a retomada do que podemos chamar de “vida normal”.

Com o avanço da vacinação, o aumento pela procura de viagens pelo Brasil tem aumentado consideravelmente, o que levou a um aumento de preços. As passagens estão com valores muitas vezes superiores aos praticados antes da pandemia. E o mesmo vale para hospedagem, com diárias em hotéis por preços proibitivos para o brasileiro normal.

Com o aumento da cotação do dólar frente ao real, as viagens internacionais também tiveram aumentos significativos, com preços próximos ao do nordeste brasileiro.

Mas embora os aumentos sejam proibitivos em muitos casos, o viajante consegue, seguindo algumas dicas, economizar na compra de sua próxima viagem, sem perder no conforto e em qualidade.

Confirma algumas dicas que preparamos para você:

Tente programar sua viagem com antecedência.

A primeira dica é tentar programar o quanto antes sua viagem. Isso porque quanto mais cedo você comprar passagens e reservar hotéis, maior a probabilidade de encontrar preços mais baixos. E isso tem a ver principalmente com a demanda: quanto maior a oferta, menor o preço!

Procure datas fora da alta temporada.

Não tem como fugir: se você só pode viajar nos feriados e nas festas de fim de ano, prepare-se para pagar mais caro. Bem mais caro… E mais uma vez a culpa é da demanda! Já se você puder escolher “datas alternativas”, onde a procura é menor, é certeza de economia. Programar a viagem nos dias de menor demanda também pode render boas economias. Os voos durante a semana e fora dos horários de pico costumam ser mais baratos e as diárias de hotel durante a semana também.

Esteja aberto a possibilidades de destinos.

Já pensou em trocar Jericoacoara por Barra de São Miguel? Se você estiver aberto a viajar para vários destinos possíveis poderá encontrar preços mais baixos, nas mesmas datas e com a mesma qualidade na hospedagem.

Acompanhe as ofertas.

No Instagram do Viajante Rei sempre publicamos alguma promoção de parceiros e operadoras. Aproveite para economizar com essas ofertas. Um exemplo dessas promoções é o “Feirão de Neve” que o Club Med faz todo o ano. As cias. aéreas também costumam fazer promoções aleatórias, que você pode acompanhar em sites especializados ou acompanhando a gente no Instagram.

Fuja das Pegadinhas.

Não existe milagre… Ninguém vai vender pacote de viagem, hospedagem e passagem aérea para ter prejuízo. Então, ao ler sobre a promoção de sete dias de hospedagem na Disney, incluindo passagem aérea e aluguel de carro por R$1.400, a chance de se dar mal é praticamente certa. Para se proteger de golpes e pegadinhas compre sua viagem sempre com um agente de viagens de sua confiança ou diretamente nos sites das cias. aéreas e dos hotéis. Também é seguro comprar em sites especializados, como Booking.com, Hoteis.com e Decolar.com.

Procure um consultor ou agente de viagens.

A dica anterior nos leva a essa: procure um especialista em viagens. Ele terá condições de oferecer as melhores opções, dentro do que você procura, com os melhores preços. Além disso, é equivocada a ideia de que com uma agência de viagem os preços são mais caros. Na maioria das vezes os preços são os mesmos de quando você monta sua viagem por conta própria. Outra vantagem é que ao comprar com um agente você tem todo o suporte que não teria ao comprar em algum site da internet.

Compare as diferentes classes de tarifa.

Você é daqueles que não consegue ficar um final de semana fora sem levar seu guarda-roupa inteiro com você? Ou você fica de boa uma semana fora apenas com uma mala de não? Não importa qual o seu estilo de viajante, antes de comprar sua passagem confira o que está incluído na tarifa que você pesquisou. Já há algum tempo as cias. aéreas tem vendido passagens para o Brasil apenas com a mala de mão, ou seja, a tarifa padrão não inclui bagagem despachada e muito mesmo a marcação de assento. E pior, as aéreas tem restringido a marcação de assento inclusive na hora do check-in. Isso significa que se você vai viajar acompanhado, pode ter o azar de não conseguir ficar ao lado da sua companhia… Nesse caso, só comprando a opção de seleção de assento. Então, avalie se a opção de uma tarifa que inclua bagagem ou marcação de assento não é melhor para você. Ou use nossa próxima dica!

Troque passagem por pontos.

Por enquanto as cias. aéreas tem mantido as políticas de troca de passagens por pontos. Isso significa que as passagens trocadas por pontos incluem em quase 100% dos casos a marcação de assento e o despacho de malas sem custo adicional. Então, avalie se vale a pena trocar as passagens para seu próximo destino por pontos. Além disso, é possível sempre encontrar datas com resgates promocionais, utilizando menos pontos. E lembre-se da nossa primeira dica. Se deixar para trocar sua passagem por pontos em cia da hora você terá que gastar pontos extras…

Tenha um cartão de crédito que ofereça benefícios.

Outra opção é solicitar um cartão de crédito vinculado a alguma companhia aérea. Nesse caso as vantagens podem valer muito a pena, como por exemplo a marcação de assento sem custo, despacho de bagagem sem custo, uso de sala vip nos aeroportos sem custo, desconto na compra de passagens com o cartão de crédito, upgrade de cabine sem custo, passagem para o acompanhante sem custo, além é claro, de acumular milhas ao utilizar o cartão para fazer comprar. Por fim, muitos desses cartões sempre oferecem promoções com solicitação sem cobrança de anuidade no primeiro ano.

Avalie participar de um clube de fidelidade de alguma Cia. Aérea.

As principais cias. aéreas brasileiras oferecem clubes de fidelidade, onde os sócios, além de acumularem mensalmente um número de milhas, também conquistam benefícios adicionais. Esse é o caso Clube Tudo Azul, Clube LATAM Pass e Clube Smiles.

Dica Bônus:

Para finalizar a nossa lista de dicas, use sempre os nossos serviços. Além de ajudar a manter o blog, você pode economizar fazendo suas reservas com nossos parceiros, ouvindo as dicas dos episódios do Viajando na Maionese Podcast, utilizar nosso serviço de cotação de viagens ou ainda poderá entrar em contato com a gente pelo WhatsApp.

Gostou? Ficou animado para viajar? Fale com a gente: envie uma mensagem para contato@viajanterei.com.br ou áudio para nosso WhatsApp: +55 (21) 97925-4747.. Teremos o maior prazer em ajudar a planejar a viagem perfeita para você!

Até a próxima viajante!