Olá Viajante! Olha vamos tocar num assunto que dá frio na barriga de todo viajante, mesmo para os mais experientes: a hora da imigração. Isso porque, não importa o quanto você já tenha viajado e a quantidade de países que já conhece, quando se trata de imigração algo sempre pode dar errado. O que dá para fazer para diminuir a chance de ser barrado na imigração e ter que voltar para casa sem poder curtir as planejadas férias? É isso que desvendamos no post de hoje!

Confesso para você, viajante, que toda vez que chega a hora de passar na imigração é sempre igual. Por mais que eu saída que a minha viagem é apenas com objetivo de ”turistar”, que teoricamente possuo todos os “requisitos” e cumpro as exigências daquele país, ganhar o carimbo de boas vindas é sempre uma incógnita, o que faz desse momento o mais tenso da viagem.

Em todas as viagens que já fiz (e posso dizer com orgulho que não foram poucas…) nunca tive problemas na imigração dos países que visitei. Mesmo nos momentos mais tensos tudo sempre correu bem e sempre tive a entrada permitida e garanti o carimbo da imigração. Então, quais são as experiências que acumulei nas viagens e que posso compartilhar com vocês?

Antes demais nada, é preciso ter em mente que o oficial de imigração não está lá para atrapalhar o viajante ou para prejudicar as suas férias. Ele foi treinado com um único objetivo: impedir que pessoas com a intenção de imigrar ilegalmente para o país dele consigam entrar no país. Então, tenha em mente que, simplesmente, se você não tem essa intenção é preciso demonstrar isso para ele. Apenas isso: mostrar que você tem condições de se manter durante a viagem e que te pretende, ao final da viagem, voltar para casa.

Dicas

E como mostrar essas condições de se manter durante a viagem e que você pretende voltar para casa? Veja abaixo as principais delas:

1. Verifique se o destino exige visto (ou Autorização Eletrônica de Viagem) para o brasileiro poder entrar no país. Se a resposta for sim, você precisará de tempo para solicitar esse visto. Em alguns casos o processo pode ser rápido e desburocratizado. Em outros, não. No caso do visto americano, por exemplo, todo o processo de solicitação poderá levar vários meses. Então, apenas reserve a sua viagem se você tiver o visto, autorização eletrônica  ou os documentos exigidos para entrar no país que pretende visitar;

2. A segunda dica é bem simples e só depende de você: sempre diga a verdade! Sempre! Falar a verdade não fará você cair em contradição e irá transmitir mais confiança no que diz ao agente a imigração. Os agentes de imigração são pessoas treinadas (e muito bem treinadas) no que fazem. Por isso eles sabem que esse é um momento tenso para qualquer pessoa e levam em conta o nervosismo natural de qualquer viajante na hora de passar pela entrevista de imigração. Da mesma forma, eles são treinados para saber a diferença entre o nervosismo natural de um viajante aos sinais de alguém que mente. Ele sabe fazer as perguntas certas para pegar as mentiras e contradições. Então, fale a verdade, mesmo que ela possa parecer algo negativo para você.

3. Pesquise antecipadamente quais são as exigências de entrada para o país que irá viajar e cumpras essas exigências. Embora algumas sejam bem comuns, elas podem variar de lugar para lugar. Alegar que “não sabia” em alguns casos pode colocar você em uma grande enrascada. Levar bebida alcoólica na bagagem para países como Arábia Saudita e Irã, por exemplo, é um crime e pode resultar em punição ao viajante. Confirma a seguir as exigências mais comuns:

Comprovação de Estadia: tenha sempre a confirmação de reserva de hotel ou uma carta convite de quem vai hospedar você. Saiba o endereço do hotel em que vai ficar e como vai fazer para chegar até ele, caso seja perguntado;

Passagem de Volta: muitas vezes você terá que comprovar a intenção de sair do país, que normalmente se faz ao apresentar a passagem de volta ao Brasil. Se a sua volta não for diretamente ao Brasil e você pretenda visitar outros destinos antes de voltar para casa, esteja pronto para apresentar os planos da viagem e mostre, se necessário, o seu planejamento da viagem, com o roteiro do que irá fazer e como irá fazer, reservas de trem, barco ou avião e reservas de hotel para esses próximos destinos.

– Ter uma apólice de Seguro Viagem: por exemplo, se você pretende viajar para a Europa, é preciso ter uma cobertura de ao menos 30 mil euros para despesas médicas durante a viagem, para os países que fazem parte do Espaço Schengen. E mesmo que não seja exigido, a gente recomenda sempre viajar segurado.  Fale com a gente para cotar seu seguro viagem com o melhor preço;

Dinheiro suficiente para pagar as despesas durante a viagem: isso não significar que você precise apresentar milhares de dólares ou de euro em espécie. Apenas, se solicitado, mostre quanto dinheiro leva com você e outras forma de se manter no destino, como cartão de crédito ou cartão para sacar dinheiro da sua conta bancária. Com a popularização dos smartphones é muito fácil mostrar, se perguntado, o saldo da sua conta corrente e com isso demonstrar que você tem dinheiro suficiente para se manter durante a viagem;

4. Pode parecer óbvio, mas se você pretende fazer uma viagem você deve planejar o que fazer e o que visitar no destino escolhido. Então, esteja preparado para responder ao oficial da imigração o motivo da sua viagem e o que vai fazer enquanto estiver no país: nesse caso, siga a primeira dica e diga sempre a verdade!

5. Cuidado com o que diz nas redes sociais! Já há algum tempo os países tem prestado atenção ao comportamento do viajante nas redes sociais. No processo de concessão do visto americano, por exemplo, já são pedidas as informações sobre o perfil do viajante em todas as redes sociais que possui. E isso tem um móvito: o de tentar impedir que pessoas com a intenção de imigrar ilegalmente para o país ou de cometer crimes  consigam entrar no país.

6. Atender às exigências sanitárias e de saúde: verifique quais as vacinas exigidas pelo destino de sua viagem. Mesmo antes da Covid, vários países, por exemplo, já exigiam de brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação para Febre Amarela. Você tem o seu?

Alguns itens que passam como inofensivos ou bobos podem causar problemas. Imagine você, guardar aquela inocente maçã para bolsa, para comer mais tarde? Na maioria dos países isso é proibido, como é proibido entrar com qualquer outro produto fresco de origem vegetal ou animal. Insetos, sementes, queijos, embutidos, peixes podem trazer uma baita dor de cabeça aos viajantes!

Outros itens inofensivos à primeira vista também pode dar problemas, como um medicamento que no país de destino é proibido ou considerado como droga, ou aquela conchinha ou pedra que você guardou de lembrança é que na verdade pode ser considerado como contrabando de fóssil ou de minerais ou pedras preciosas.

A dica então é se questionar sempre se o que você está fazendo é normal, natural e legal e procurar sempre se informar sobre as regras e particularidades de cada destino que pretende visitar.

7. Por fim, faça a imigração de forma respeitosa. Responda com sinceridade ao que for perguntado e não brinque ou faça piadas com o oficial de imigração. Brincadeiras sobre bombas, atendados, segurança da aviação ou algo parecido então, jamais devem passar na sua cabeça. Situações desse tipo podem levar não apenas na sua recusa de ingressar no país que deseja visitar. Você poderá acabar sendo deportado… depois de cumprir o período de prisão, se considerado culpado pelo crime de atentado contra a segurança do país.

Ficou com vontade de viajar? Fale com a gente: envie um e-mail para mailto:contato@viajanterei.com.brou um Whatsapp para: +55 (21) 97925-4747. A gente vai ajudar você para que sua próxima viagem seja perfeita e inesquecível!