Você está visualizando atualmente O aniversário da sua cidade é feriado?

O aniversário da sua cidade é feriado?

O Rio de Janeiro, cidade que escolhi para viver, considerada uma mais belas e famosas do mundo, é conhecida por suas praias, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o carnaval mais famoso do mundo. A parte curiosa é que o aniversário do Rio, comemorado hoje, 1º de março, não é um feriado oficial. Enquanto outras cidades do país celebram seus aniversários com feriados municipais, o Rio de Janeiro não tem esse privilégio.

Essa falta de feriado em comemoração ao aniversário da cidade pode ser surpreendente e inusitado para alguns (como foi e ainda é para mim), mas há algumas curiosidades históricas que explicam essa situação. O Rio de Janeiro foi fundado oficialmente em 1º de março de 1565 pelo explorador português Estácio de Sá. No entanto, ao longo dos anos, esse dia “oficial” de fundação da cidade foi mudado várias vezes. Foi apenas em 1975 que o então prefeito da cidade, Marcos Tamoyo, oficializou o 1º de março como a data de aniversário da cidade.

Vista da Praia Vermelha, Enseada de Botafogo e Copacabana, a partir do Pão de Açúcar

Mesmo com essa oficialização, a data nunca se tornou um feriado. Acredita-se que isso tem a ver com o fato do Rio de Janeiro já ter muitos feriados ao longo do ano, incluindo a terça-feira de Carnaval, que é feriado estadual e um dos eventos mais importantes da cidade.

É interessante notar que, apesar do Rio de Janeiro não ter um feriado em comemoração ao seu aniversário, o Dia de São Jorge, comemorado em 23 de abril, é feriado municipal desde 2009. O paralelo entre o aniversário do Rio de Janeiro e o Dia de São Jorge pode ser feito em relação à importância da cultura e das tradições da cidade. Isso mostra que as tradições e as raízes culturais da cidade têm um papel importante na determinação dos feriados municipais.

Em resumo, o fato de o aniversário do Rio de Janeiro não ser um feriado oficial pode parecer estranho, mas é resultado de uma história complexa. Enquanto isso, o feriado de São Jorge é uma prova da importância da cultura e das tradições na determinação dos feriados municipais. De qualquer forma, a cidade do Rio de Janeiro continua a ser uma das cidades mais vibrantes e fascinantes do mundo, independente de ter ou não um feriado oficial em homenagem à sua fundação.

Quer conhecer mais sobre o Rio de Janeiro? Nosso amigo Luciano Palumbo, do blog Turismo Etc., escreveu um post bem bacana com um roteiro de Oito Dias pela Cidade! Aqui você também encontra o que já publicamos sobre o Rio de Janeiro.

E você, conhece o Rio de Janeiro? Conta pra gente o que mais gosta (ou menos gosta) na cidade.

Este post tem um comentário

  1. Luciano

    Uhuuuuu… maei!!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.