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O Global Entry é um programa do e que faz parte do “Trusted Traveler Programs”, ou algo como “Programas para Viajantes Confiáveis” em português, administrado pelo “Department of Homeland Security” (DHS), que em português significa algo como “Departamento de Segurança Interna”.
O Global Entry funciona como uma espécie de “fura-filas”, com validade de cinco anos, em que o viajante não precisa enfrentar as longas filas na imigração americana. Nesse caso é só seguir para os quiosques do Global Entry, escanear o passaporte e fazer a biometria. Pronto! Você não precisará entrar em nenhuma fila e nem passar por entrevista com o oficial de imigração. Em alguns quiosques do Global Entry o processo é ainda mais rápido e funciona com reconhecimento facial.
Leia aqui o post de como foi nossa experiência no Global Entry e o que achamos do programa.
Como aplicar para o Global Entry
A boa notícia é que o Global Entry agora inclui o Brasil. Teoricamente, se você é brasileiro nato, há apenas uma exigência para você aplicar para o programa Global Entry: ter um visto americano válido. Ou seja, o Global Entry não substitui o visto americano!
Para fazer o processo de associação ao programa Global Entry você precisará passar por três fases:
1) preencher o pedido e pagar a taxa. O valor da taxa é de 100 dólares por pessoa, pode ser pago com cartão de crédito e não será devolvido se o seu pedido não for aprovado. O valor passará a ser de US$120 em 1º de outubro de 2024;
2) aguardar o “Conditional Approval” (aprovação condicional) e
3) passar por uma entrevista pessoal.
O processo de aplicação para o programa Global Entry deve ser feito no endereço do U.S. Customs and Border Protection (CBP): https://ttp.cbp.dhs.gov. O preenchimento é em inglês e você deverá fornecer informações sobre passaporte, visto americano, carteira de habilitação, dados pessoais, endereços, informações profissionais e de emprego e histórico de viagens ao exterior.
No momento, o DHS informa que os novos pedidos podem demorar de 6 a 18 meses para serem concluídos. O prazo “normal” seria de 4 a 6 meses. No nosso caso foram três dias, incluindo um sábado e um domingo. Mas temos lido relatos de pessoas que fizeram o pedido em fevereiro e até agora (esse texto foi escrito em dezembro de 2022) ainda aguardam a aprovação.
Para fazer o pedido você precisará criar uma conta no site do CBP. Após criar sua conta, seguindo os passos informados no site, como nome, e-mail, telefone para confirmação do cadastro e autenticação de duas etapas, e informações pessoais, como nome, nacionalidade e data de nascimento. Depois de concluído o cadastro é hora de aplicar para o programa Global Entry. Desconsidere os outros programas oferecidos e selecione a opção “Global Entry”.
Atualização de agosto de 2024: temos recebido diversos relatos de pessoas que ao realizarem o cadastro inicial e selecionarem o “Brasil” como país de nacionalidade não aparece mais o “Global Entry” como opção, apenas o programa “Sentri”. Pelo que pudemos obter de informações trata-se de um tipo de “suspensão” do programa para brasileiros, como já aconteceu anteriormente, desta vez por “falta de reciprocidade” por parte das autoridades brasileiras, ou seja, nosso governo não estaria fazendo a sua parte ao não disponibilizar as informações sobre os solicitantes, como previsto no acordo entre os dois países. Esperamos que essa situação seja temporária e que a suspensão acabe o quanto antes. Enquanto isso, nossa sugestão é que você faça seu cadastro no sistema (https://ttp.cbp.dhs.gov) normalmente e aguarde a volta a normalidade para concluir o pedido.
Que dados devo informar?
O formulário de inscrição é composto de oito etapas:
1) Informações Pessoais – preencha dom seus dados, inclusive altura e cor do olhos.
2) Documentos – informe os dados do seu passaporte, visto americano e seu CPF. O passaporte e o visto serão utilizados como prova de identidade e de entrada nos Estados Unidos.
3) Carteira de Habilitação – se você for habilitado, preencha as informações solicitadas.
4) Informação de veículos – não preencha essa informação, a não ser que você possua um veículo registrado nos Estados Unidos e pretenda cruzar por terra a fronteira com o México.
5) Endereço – informe seu endereço atual e anteriores, se tiver.
6) Empregos – preencha com as informações que representam suas condições atuais de trabalho. Informe também seus empregos anteriores, se for o caso.
7) Histórico de Viagens – Selecione os países que visitou nos últimos cinco anos. Não é necessário informar as visitas aos Estados Unidos, México e Canadá.
8) Informações Adicionais – nessa etapa você devera fornecer informações sobre registros criminais e de imigração.
9) Revisão – confira as informações que você forneceu antes de confirmar o envio do formulário.
O próximo passo é efetuar o pagamento da taxa, que poderá ser feito através de um cartão de crédito internacional. Após o pagamento você deverá aguardar a “aprovação condicional” (Conditional Approval), que será enviada o endereço que e-mail que você informou na inscrição. Você poderá acompanhar o andamento do pedido na página do CBP.
A mudança do status para a condição de “Conditional Approval” significa que a solicitação foi aprovada e que o solicitante está apto para a fase final da aplicação ao programa Global Entry: a entrevista pessoal.
Imprima a carta do “Conditional Approval” e leve com você para o passo final do processo do Global Entry: a entrevista. Além da carta, o site do DHS informa ser necessário levar sua carteira de habilitação ou outro documento de identidade oficial e um comprovante de residência, além do passaporte (ou passaportes, se o seu visto americano estiver em um passaporte vencido).
Essa entrevista poderá ser feita quando você chegar aos Estados Unidos em sua próxima viagem. Essa é a opção mais rápida e fácil, chamada de ‘Enrollment on Arrival’, o que seria em português algo como ‘Inscrição na chegada’.
Os principais aeroportos de entrada de brasileiros nos Estados Unidos possuem guichês para o “Enrollment on Arrival”. Entre eles estão os aeroportos de Miami (MIA), Fort Lauderdale (FLL), Orlando (MCO), Dalas (DFW), Houston (IAH), Nova Iorque (JFK), Charlotte (CLT), Los Angeles (LAX), San Francisco (SFO) e Las Vegas (LAS). A lista completa dos aeroportos com guichês do “Global Entry Enrollment on Arrival” está disponível em https://www.cbp.gov/travel/trusted-traveler-programs/global-entry/enrollment-arrival.
Mas atenção: se você não tem uma viagem programada para os Estados Unidos ou se não pretende viajar para os Estados Unidos durante os próximos 12 meses você poderá perder a taxa paga se não passar pela entrevista dentro do prazo de um ano do recebimento da carta com o status de “Conditional Approval”. Então, vencido o prazo, você precisará entrar com um novo pedido (e pagar uma nova taxa) para o Global Entry.
Ao chegar aos Estados Unidos fique atento e, antes de passar pela imigração, pergunte a um funcionário onde fica o Global Entry Enrollment on Arrival (EoA). Ele irá indicar a você como proceder. Não saia da área de controle do aeroporto sem antes fazer a sua entrevista. Se você sair da área segura não poderá retornar e só poderá fazer a entrevista em uma próxima viagem aos Estados Unidos.
O oficial que irá entrevistar você é que decidirá quais são as perguntas que serão feitas, mas em geral são informações sobre que você forneceu no seu pedido como emprego, endereço, histórico de visitas aos Estados Unidos e outros países.
Atualização de 15/02/2024: Agora também é possível fazer a entrevista no momento da saída dos Estados Unidos, exclusivamente no aeroporto de Washington (IAD). O guichê de entrevista do Global Entry fica em frente ao portão B41 e funciona do meio dia às oito da noite.
Se você for aprovado nessa entrevista final, o oficial da imigração americana irá informar a você o seu número no programa Global Entry, para você já utilizar nas próximas viagens. Esse número também seguirá por e-mail e estará disponível no site do DHS, no mesmo local em que você fez a sua inscrição.
Não se esqueça de informar esse número para a companhia aérea quando foi fazer a sua próxima reserva. Ele poderá ser utilizado também no check-in, para que seu cartão de embarque tenha a informação TSA Pre impressa, o que garante a você acesso a fila especial na sua saída dos Estados Unidos ou se você for embarcar em algum voo doméstico.
O seu número do Global Entry estará vinculado ao seu número de passaporte. Então, se você trocar de passaporte, não se esqueça de atualizae na página do CBP: https://ttp.cbp.dhs.gov. O mesmo vale para seu endereço. Então, se você mudar de endereço e de passaporte, não se esqueça de também informar o novo na página do CBP. Essas duas mudanças (número do passaporte e endereço) não anulam a sua associação ao Global Entry e poderão ser realizadas sem anular sua associação e sem necessidade de novo pagamento ou entrevista. No entanto, se você mudar de passaporte e não informar sobre a alteração ao CBP, não poderá entrar nos Estados Unidos com o novo passaporte utilizando o Global Entry.
O “TSA Pre” está disponível em mais de 200 aeroportos americanos. A lista completa pode ser acessada em https://www.tsa.gov/precheck/map. Quase 90 companhias áreas tem convênio com o TSA Pre para seus passageiros, incluindo Latam e Azul. A lista completa está disponível em https://www.tsa.gov/precheck/participating-airlines.
Se você precisar de ajuda para fazer o seu pedido de associação ao programa Global Entry fale com a gente por mensagem ou pelo WhatsApp: +55 (21) 97925-4747. Teremos o maior prazer em ajudar a planejar a viagem perfeita para você!
Até o próximo post, Viajante!