Você está visualizando atualmente Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Olá viajante! ?

Hoje, 3 de maio, é um dia muito importante: o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Quando escolhi ser jornalista o fiz por poder contribuir com a democracia e as liberdades individuais, em um país que ainda engatinhava numa retomada dos direitos aos cidadãos, depois de mais de 20 anos de ditadura.

Desde então temos amadurecido como sociedade e, nesse caminho, enfrentamos obstáculos que colocam à prova essa nossa ainda jovem democracia.

Desde o ano passado o mundo passa por mais um desafio, com uma pandemia que mudou os hábitos e a rotina de todos nós.

Uso hoje essa imagem com dois ícones que simbolizam para mim uma barreira ao vírus a às informações falsas: a máscara e o jornalismo profissional.

De nada adianta usar uma máscara que não possui uma composição, uma estrutura que possa servir de filtro aos vírus.

Da mesma forma, de nada adianta a notícia, se esta não vier de um profissional comprometido com a verdade, que seja independente, plural, confiável e preciso em suas colocações.

O uso da Máscara é fundamental para nos proteger dessa doença que já levou a vida de mais de 3 milhões de mortos em todo o mundo, dois quais mais de 400 mil são brasileiros.

A Liberdade de Imprensa também é essencial para a manutenção da nossa democracia. Ter informações confiáveis nunca foi tão importante. Então, se proteja das informações falsas, não apoie a violência contra os jornalistas. Não divulgue informações e notícias que não tiver como comprovar que são verdadeiras.

Pode parecer duro, mas de acordo com a Unesco, nesse contexto de crise sem precedentes causada pela pandemia do COVID-19, o acesso a informações confiáveis e precisas, produzidas por meios de comunicação independentes e com checagem dos fatos, pode ser uma questão de vida ou morte.

Estamos vivendo momentos perigosos… Precisamos nos proteger como pessoa e como sociedade. Tome a vacina ? quando estiver disponível para você. Siga as recomendações das autoridades em saúde. Use máscara. Não contribua para as fake news. Defenda o jornalismo.

Defenda a vida!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.