Você está visualizando atualmente Linha Vermelha terá faixa exclusiva para acesso ao Galeão

Linha Vermelha terá faixa exclusiva para acesso ao Galeão

O Centro de Operações Rio, por meio da CET-Rio, informa que em função do aumento dos voos previstos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e consequente aumento do fluxo viário no acesso à Ilha do Governador, uma faixa exclusiva de 2.200 metros de extensão será implantada na Linha Vermelha, sentido Baixada, entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso a Ilha do Governador.

Em 2023, a distribuição do fluxo viário da Linha Vermelha estava dividida com ⅓ dos veículos em direção à Ilha do Governador (30.000 veículos/dia) e ⅔ dos veículos em direção à Baixada (60.000 veículos/dia). Já neste ano (2024), é esperado que o volume diário médio de veículos em direção a Ilha aumente cerca de 30%. O conceito da faixa exclusiva é organizar os fluxos e dar maior fluidez tanto para quem vai em direção à Ilha, quanto para quem vai em direção à Baixada. Das quatro faixas existentes no trecho, apenas uma será dedicada para a Ilha do Governador, fato que não prejudicará os veículos em direção à Baixada. Além disso, a faixa exclusiva vai evitar o estrangulamento da bifurcação Ilha/Baixada, de tal modo que os veículos provenientes da faixa da esquerda não bloqueiem o acesso à Ilha e também não prejudiquem o fluxo para a Baixada.

O acesso a faixa exclusiva deverá ser feito somente por veículos provenientes da Linha Vermelha e que tenham como o destino a Ilha do Governador/Galeão. Para garantir que a faixa exclusiva seja respeitada, fiscalização eletrônica será implantada. O sistema de fiscalização será feito por meio de leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa exclusiva deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador, pois caso sigam para a Baixada, o sistema de fiscalização detectará que houve evasão da faixa exclusiva.

O início da operação da faixa exclusiva está previsto para o fim de janeiro, quando as obras do asfalto liso forem finalizadas e toda a sinalização horizontal e vertical for instalada.

Informações fornecidas pela assessoria de comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.