Você está visualizando atualmente Visto Mexicano: e agora?

Visto Mexicano: e agora?

Olá Viajante!

A partir do dia 18/08/2022 o México passa a exigir um visto físico para os brasileiros que pretendem visitar o país. Para quem viaja até essa data, nada muda: continua valendo a Autorização Eletrônica, que pode ser obtida de forma online pelo endereço https://www.inm.gob.mx/sae/publico/pt/solicitud.html.

As dúvidas começam quando a viagem é para depois do dia 18 de agosto. Até o momento as informações são desencontradas e os consulados mexicanos no Brasil ainda não divulgaram informações precisas sobre o que muda no funcionamento do processo de pedido de visto. Publicamos abaixo as informações disponíveis até o momento e traremos atualizações quando e se elas foram divulgadas de forma oficial pelo governo mexicano.

O que já se sabe é que o solicitante do visto precisará comparecer pessoalmente ao consulado mexicano (São Paulo ou Rio de Janeiro) ou na embaixada do país, em Brasília, para solicitar o documento. Esse atendimento será realizado através de agendamento prévio pela internet.

Antes de falarmos sobre o processo de pedido do visto, existem algumas exceções, em que o viajante não precisará de um visto. Estão isentos do visto mexicano as pessoas que:

  • Tenham um visto americano válido;
  • Tenham um visto canadense válido;
  • Tenham um visto válido para o Japão;
  • Tenham um visto válido para o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen (Esse caso não se aplica aos brasileiros, que são isentos de visto para esses países).
  • Sejam residentes permanentes dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, países do Espaço Schengen, Chile, Colômbia e Peru.
  • Cheguem ao México em viagem de cruzeiro, com permanência de até sete dias.

Se você se enquadra em alguma das situações acima e pretende visitar o México, parabéns! Você não vai precisar de um visto. Mas se nenhum dos casos ainda se aplica a você, será preciso solicitar um visto para viajar ao México a partir de 18 de agosto de 2022.

Passo a passo para tirar o visto para o México

O processo de solicitação não é complicado, mas depende de agendamento. O problema está na dificuldade que está sendo relatada no acesso ao sistema. que apresenta erros e lentidão. A gente espera que esses problema de instabilidade sejam resolvidos logo.

Abaixo, as informações sobre o processo de pedido de visto:

  1. O custo do visto mexicano é de US$ 48, pagos em reais, na cotação do mês em que será atendido no consulado. Nesse momento o pagamento deve ser feito exclusivamente por Pix.
  2. Acesse o site https://citas.sre.gob.mx/. Vai aparecer uma mensagem em espanhol, com tradução  para outros cinco idiomas, incluindo português, pedindo para selecionar se você pretende realizar algum trâmite no México ou por meio de algum consulado. Clique na opção para “Consulados Gerais”.
  3. Clique em “criar conta” para fazer o seu cadastro inicial. Preencha as informações do local onde pretende ser atendido, seus dados pessoais e uma senha com pelo menos 12 caracteres e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números.
  4. Você receberá o seguinte aviso na tela sobre a conclusão do cadastro: “Atenção, o cadastro foi realizado com éxito. Si tu cuenta no esta registrada te llegará un correo electrónico para el registro“. Você receberá um e-mail para confirmar a criação da conta e poder então continuar o processo de solicitação de visto;
  5. Clique no link de confirmação recebido por e-mail; clique em “Agendar”; confirme o endereço do consulado da cidade que você marcou no cadastro, clique em “Selecionar”, em seguida em “aceitar” e por fim em “Continuar”.
  6. Siga os passos das páginas seguintes até completar o agendamento. Verificamos que o sistema apresenta muita instabilidade. Então, esteja preparado para encontrar dificuldades para conseguir realizar esse agendamento.
  7. Com o agendamento concluído compareça ao consulado na data agendada com a confirmação impressa e com a documentação exigida.
Página do serviço de agendamento de visto mexicano

De acordo com a Embaixada Mexicana, para solicitar o visto de visitante você deve apresentar os seguintes documentos:

  1. Formulário do visto – frente e verso, em uma só página, com fotografia recente – 3×4 colorida e fundo branco (o formulário está disponível aqui e no final desse post);
  2. Original e cópia do passaporte (a embaixada não informa quais as páginas devem ser copiadas);
  3. Original e cópia de pelo menos uma das seguintes comprovações:
    • Documentos que indiquem vínculo empregatício e contracheque dos últimos três meses;
    • Extratos bancários dos últimos três meses;
    • Documentos que comprovem a posse de um imóvel

Como dissemos acima, o visto mexicano, cujo custo é de US$ 48 dólares, deve ser pago em PIX.

  • Os menores de idade deverão apresentar-se com ambos os pais para realizar o trâmite de solicitação de visto. Caso algum deles não possa acompanhar o menor, deverá realizar uma procuração simples, com firma reconhecida, outorgando seu consentimento para a realização do trâmite.

O serviço consular do México informa que os vistos aprovados são entregues no mesmo dia do processamento, na parte da tarde.

Ficou com vontade de viajar? Fale com a gente: envie um e-mail para contato@viajanterei.com.br ou um Whatsapp para: +55 (21) 97925-4747. A gente vai ajudar você para que sua sua próxima viagem seja inesquecível!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.