Tour pelo Douro

Em nosso post anterior escrevemos sobre as opções de passeio para o Vale do Douro e sobre a nossa escolha pelo “tour em grupo“.*

A Civitatis oferece tours para o Douro com pagamento em reais: clique aqui para saber mais.

No post de hoje você acompanha como foi esse passeio, feito a convite da Living Tours.

Compra do Tour

Normalmente as reservas e compras dos passeios podem ser feitas com antecedência pela internet. Nossa sugestão é que você utilize o TripAdvisor para conhecer a opinião de outros viajantes sobre as operadoras locais. Será uma ótima ajuda para escolher com quem irá fazer o passeio. Nós recomendamos a Living Tours, que foi a operadora que escolhemos para o nosso passeio pelo Douro. O Tour que fizemos custa 98 euros por pessoa na opção “em grupo” (até 7 pessoas) e 784 euros na versão privada (um veículo para até sete passageiros). – valores disponíveis em maio/2018. Consulte no site da Living Tours os valores válidos para a data da sua saída.

Ao fazer a compra pelo site você escolhe a data do passeio e o número de pessoas. Ao finalizar o pagamento você receberá em seu endereço de e-mail a confirmação do pedido e o voucher, que deverá ser apresentado no momento do embarque. A Living Tours entrará em contato para informar o horário em que você deverá se apresentar na recepção do hotel.

O Tour

No horário programado a Van da Living Tours veio nos buscar no hotel em que estávamos hospedados no Porto. O guia, muito simpático, nos apresentou os outros passageiros que iriam fazer o passeio com a gente: um casal de brasileiros e duas colombianas.

Minho

Logo na saída da cidade o guia já nos explicou como seria o passeio e aspectos curiosos e rotineiros que faziam parte do trajeto. Essa preocupação de explicar os aspectos e particularidades da viagem durou todo o tour, inclusive na volta.

Ao deixarmos a cidade do Porto já foi possível notar a mudança na paisagem: logo já estamos na Região do Minho, famosa pela produção dos deliciosos e refrescantes Vinhos Verdes.

O guia nos contou como se dá a produção desses vinhos e o que os tornam tão únicos. É claro que nos despertou a vontade de conhecer a região, o que com certeza faremos em uma viagem futura. Quem sabe no verão de 2019…

Amarante

Nossa primeira parada foi na histórica cidade de Amarante, local em que São Gonçalo viveu e que hoje conta com uma igreja dedicada ao Santo e um Convento. Tivemos a oportunidade de também conhecer o centro histórico da cidade e o famoso pão de São Gonçalo, conhecido pelo seu formato, digamos, no mínimo “estranho”.

Trás-os-Montes e Túnel do Marão

Depois da visita à Amarante seguimos viagem ao Vale do Douro. Seguimos caminho pela moderna Autoestrada A4, que liga o Porto a Bragança. Passamos pelo novo Túnel do Marão, maior túnel rodoviário de Portugal, com quase 6 km de extensão e inaugurado em 2016.

O Túnel do Marão leva o nome da Serra que ele corta e fica nítida a direfenca do clima de um lado para outro da Serra. No nosso caso, deixamos um dia nublado e com uma chuva fraca intermitente e encontramos do outro lado da Serra um lindo céu azul e um dia com um brilhante sol de primavera, de agradável temperatura.

Lamego / Galafura

Seguimos viagem para a histórica cidade de Lamego. Conhecemos o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e sua famosa escadaria. Essa escadaria liga a parte baixa da cidade ao alto do Monte Santo Estêvão, onde está localizado o Santuário. Após visitar o Santuário e a parte história da cidade já era hora do almoço.

Nosso almoço foi em um ótimo restaurante da cidade: o Manjar do Douro. Nossa refeição no passeio da Living Tours incluiu entrada, prato principal (com opção vegetariana), sobremesa e bebidas (vinho, água, sucos e refrigerante). Confesso que a qualidade da comida incluída no tour me surpreendeu.

Já tinha feito alguns tours em cidades europeias, como em Paris, Brugges, Bruxelas, Amsterdam, Frankfurt e Veneza e em nenhum deles a comida era excepcional. Era no máximo “ok”. Conversei com os outros passageiros do tour e eles também adoraram a comida do Manjar do Douro. Mais uma ponto positivo para a Living Tours.

Desde que fizemos o tour pelo Douro a Living Tours promoveu algumas mudanças nesse passeio. A visita à cidade de Lamego foi substituída pela visita à aldeia de Galafura, que fica perto da cidade de Peso da Régua.

Em Galafura os visitantes irão conhecer o Miradouro de São Leonardo , que fica a 640 metros de altitude,  possui uma vista deslumbrante e é considerado um dos mais belos do Vale do Douro. O poeta português Miguel Torga em um de seus poemas chega a chamar o mirante de “um excesso de natureza”. 

Com essa mudança no roteiro do tour, o almoço antes em Lamego agora acontece em um restaurante familiar de Galafura. A comida é caseira e na refeição continuam incluídas as bebidas. Pela qualidade da comida do restaurante que fomos em Lamego temos certeza que a nova opção em Galafura não deixará em nada a desejar ao viajante!

Pinhão

Depois do almoço seguimos caminho para a cidade de Pinhão. Aproveitamos para descansar do almoço num relaxante passeio de barco pelo Rio Douro, onde pudemos apreciar a paisagem das vinhas e Quintas por um ângulo diferente.

O passeio acontece em uma embarcação tradicional, uma adaptação para passeio dos antigos barcos que eram utilizados para transportar os vinhos das Quintas até as Caves localizadas na foz do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia.

Visita a uma Quinta

Depois do passeio de barco pelo Rio Douro seguimos viagem para uma Quinta, onde pudemos conhecer sobre o processo de cultivo das uvas e de fabricação do Vinho do Porto.

Living Tours informa na descrição do tour que a visita sempre irá acontecer em uma Quinta de uma marca de renome. No nosso caso a visita se deu à Quinta da Roêda, uma propriedade da Croft e que é considerada a menina dos olhos da empresa.

Fundada em 1588 a Croft é uma empresa familiar e a mais antiga em operação na região e a Quinta da Roêda possui alguns dos Vinhedos mais antigos do Vale do Douro. Apesar de tradicional, a Croft inovou o mercado de Vinhos do Porto ao criar e comercializar o primeiro Vinho do Porto Rosê: o Croft Pink, que os visitantes poderão degustar em sua visita à Quinta.

O passeio pela Quinta começa com uma caminhada aos parreirais onde conhecemos o processo do cultivo da uva, das particularidades do solo, do controle de produção, até a coleta da fruta para a produção dos vinhos.

O passeio segue até os lagares onde ocorre a pisa das uvas durante a época da vindima, onde conhecemos o processo de produção até o armazenamento nas pipas. Conhecemos também a diferença do Vinho do Porto para os demais vinhos, os seus tipos e classificações.

Retornamos ao Centro de Visitas, um belo local, que ocupa os antigos estábulos da Quinta da Roêda, para realizamos a prova de vinhos. Aproveitamos para comprar alguns rótulos produzidos pela Croft e que estão a venda no Centro de Visitas.

Mais informações sobre a Quinta da Roêda podem ser encontradas no site da Croft.

Retorno para o Porto

Depois da visita à Quinta chegou a hora do fim do Tour. Era o momento  de embarcamos com destino à cidade do Porto e voltarmos para o hotel.

Interessante ressaltar que, tanto na viagem de ida quando na de volta, não faltaram oportunidades para o guia da Living Tours apresentar para a gente músicas portuguesas, tradicionais, clássicas e atuais, que combinaram perfeitamente com o clima do passeio.

Nossa Avaliação

A avaliação que fazemos do Tour pelo Vale do Douro comercializado pela Living Tours é a de que vale cada centavo do valor cobrado por eles.

Nosso guia foi extremamente atencioso e educado, além de demonstrar um profundo conhecimento do passeio e dos lugares visitados.

O veiculo da Living Tours utilizado em nosso tour era novo, confortável, limpo (por dentro e por fora), silencioso e extramente bem cuidado. O veículo nos surpreendeu pois era acima da média dos que costumamos ver nos Tours que fazemos em nossas viagens.

Nossa nota para os serviços da Living Tours é 10. Não temos absolutamente nada de negativo para relatar do passeio, que foi perfeito do início ao fim.

Gostou? Ficou animado para viajar? Fale com a gente. Teremos o maior prazer em ajudar a planejar a viagem perfeita para você!

Procurando passeios e tours pelo Porto? Veja abaixo algumas opções com preços em reais!

Free Tour pelo Porto

Cruzeiro das Seis Pontes

Tour para Santiago de Compostela com saída do Porto

Tour pela região do Douro

Free Tour do Harry Potter pelo Porto

*O Viajante Rei fez o Tour para o Vale do Douro a convite da Living Tours.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.