Tour em Santiago de Compostela

Olá Viajante! Em nossa última viagem a Portugal passamos duas semanas explorando mais uma vez esse país que tem tantas ligações com o Brasil. Como sempre fazemos em nossas viagens, é claro que não poderíamos deixar de fazer um tour* por lá.

E desta vez fizemos um tour que acaba de ser lançado pela Living Tours, que nos convidou para conhecer Santiago de Compostela, na Espanha, com saída a partir do Porto. E no post de hoje você acompanha como foi esse passeio.

Vale do Douro

Em nossa viagem a Portugal no ano passado a gente já havia feito um passeio com a Living Tour, quando fomos conhecer o Vale do Douro. Como o tour que a gente tinha feito por lá foi perfeito, as expectativas para esse novo passeio eram grandes. Ainda mais por ser para Santiago de Compostela, um destino que a gente sempre teve vontade de conhecer.

Vale a Pena fazer um Tour?

A gente sempre sugere que as compras dos passeios sejam feitas com antecedência, ainda no Brasil. Isso porque você garante preço, já chega no destino sabendo o dia do passeio, sem correr risco de não encontrar vaga para a data que você quer. E ainda foge de IOF e variação do câmbio. No caso da Living Tours, o pagamento ainda pode ser feito por Pay Pal.

O tour que fizemos custa a partir de 85 euros por pessoa  – valores consultados em janeiro/2020. No passeio que fizemos no ano passado o valor do tour era um só, independentemente do ponto de saída. Isso agora mudou. Se você optar pelo passeio com saída a partir da loja da Living Tours, em frente a Estação de São Bento, terá 10 euros de desconto no valor do passeio.

Já se você escolher a saída a partir do hotel em que está hospedado no Porto, o valor acresce em 10 euros por pessoa. Há ainda a opção do passeio com almoço, com acréscimo de 15 euros por pessoa. Nesse caso, o almoço inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebidas (água, vinho ou refrigerante). Assim, as opções do tour para Santiago de Compostela são:

  • Adulto (ponto de encontro na Living Tour) – 85 euros
  • Adulto com almoço (ponto de encontro na Living Tour) – 100 euros
  • Adulto (ponto de encontro no hotel do passageiro) – 95 euros
  • Adulto com almoço (ponto de encontro no hotel do passageiro) – 110 euros

Consulte o site da Living Tours para verificar os valores válidos para a data da sua saída.

Ao fazer a compra pelo site você escolhe a data do passeio e o número de pessoas. Ao finalizar o pagamento você receberá em seu endereço de e-mail a confirmação do pedido e o voucher, que deverá ser apresentado no momento do embarque. A Living Tours entrará em contato para informar o horário em que você deverá se apresentar na recepção do hotel. No nosso caso, a saída foi as 7h30 da manhã, na frente do escritório na Living Tour, que fica muito bem localizado, em frente a Estação de São Bento, bem no centro do Porto.

O Tour

A visita para Santiago de Compostela acontece em um único dia, com saída a partir da cidade do Porto, por volta de sete e meia da manhã, e com retorno ao Porto no final da tarde, em torno de cinco da tarde. Além de visitar Santiago de Compostela, o tour incluir uma parada em Valença do Minho, uma cidade fortificada que fica às margens do Rio Minho, na divisa com a Espanha.

Chegamos um pouco antes do horário marcado para o início do tour. Como estava friozinho, aguardamos sentados dentro da loja da Living Tours. No horário programado o nosso guia chegou e embarcamos na van, junto com mais duas passageiras. Antes de seguirmos viagem fizemos duas paradas em hotéis próximos, para o embarque de mais dois casais, totalizando assim oito pessoas no nosso tour.

A van da Living Tours era do mesmo modelo do passeio que fizemos no ano passado. Nova, limpa e bem confortável. O número de passageiros também não afetou nossa experiência, pois a van acomoda muito bem oito pessoas, mesmo pessoas grandes como eu (para quem não me conhece pessoalmente, tenho “apenas” 1,86m de altura…).

Início do Tour

Como havia previsão de chuva, o guia sugeriu que fosse feita uma inversão no roteiro de nosso passeio. Normalmente o tour segue direto para Santiago de Compostela e no retorno ao Porto há uma parada na cidade fortificada de Valença do Minho. Neste caso, paramos na ida em Valença, o que acabou sendo uma boa estratégia, já que fugimos da chuva e ainda pegamos Valença bem vazia, antes da chegada dos turistas.

A distância entre o Porto e Valença do Minho é de aproximadamente 120 quilômetros, que podem ser feitos em cerca de uma hora e meia. Já o tempo de viagem entre o Porto e Santiago de Compostela é de aproximadamente três horas, em uma distância de aproximadamente 240 quilômetros. Ou seja, a viagem não é nada cansativa e é bem tranquila, independentemente da parada em Valenca acontecer no início ou no fim do Tour.

Assim como no tour que fizemos para o Douro, ao deixarmos a cidade do Porto já foi possível notar a mudança na paisagem: logo já estamos na Região do Minho, famosa pela produção dos refrescantes Vinhos Verdes.

Valência do Minho

Com a inversão do passeio, nossa primeira parada foi na cidade fortificada de Valença, na divisa com a Espanha. A cidadela é única: fica em um monte, às margens do Rio Minho, de onde se tem uma linda vista do vale e de Tui, cidade espanhola que fica na outra margem do Minho.

Valença, ou Valença do Minho, é uma cidade fortificada que fica na divisa com a espanha, às marges do Rio Minho. Embora existam registros  na região de habitantes que remontam até a Idade do Bronze, é na época da exploração romana que a região passa a desenvolver como cidade. Acredita-se que esta ocupação romana esteja atrelada a posição estratégica do lugar, de onde se podia proteger dos avanços inimigos.

Detalhes de uma das ruas da cidadela de Valença

A região também foi habitada pelos mouros, até a reconquista cristã. Mas foi com os conflitos com os espanhois que a cidade passou a destaque como forte e lugar de resitência às invasões dos galegos. A fortaleza como se vê hoje remonta ao século XVII, durante da Guerra da Restauração, quando se criou uma área de defesa a partir de baluartes, revelins (meias-luas) e fossos, uma inovação para a época. No século XVIII Valença do Minho era uma das cidades fortificadas mais importantes na linha de defesa com a Espanha.

Explorando Valença

Quando chegamos em Valença do Minho nosso guia deu algumas explicações sobre a cidade e sua construção. Tivemos então um tempo livre para explorar a cidadela, tomar um café e explorar suas ruelas, cheias de lojinhas de souvenirs que ocupam a maioria das casas.

No verão a cidade costuma ficar lotada de turistas. No nosso caso, numa manhã fresca de outono, a cidade estava praticamente vazia, o que nos deu a oportunidade de caminhar com calma pela cidadela e nos surpreendermos com os detalhes da fortificação.

Estátua de São Teotônio, primeiro santo português, em frente a capela do Bom Jesus em Valença

O que ver em Valeça do Minho

Além de explorar suas vielas e lojinhas, restaurantes e cafés, a cidadela possui vários pontos turísticos, como igrejas e edificações histórias, como as que relacionamos abaixo:

Baluartes Socorro, de Santa Ana e do Carmo – são os baluartes mais importantes da fortaleza e de onde se tem ótimas vistas, não só da fortaleza, como também do vale, do Minho, da cidade de Tui e da Ponte Internacional que une Portugal e Espanha;

Capela do Bom Jesus – de arquitetura barroca, é uma capela militar. Quando fizemos a visita a capela estava em processo de restauração e por isso fechada para visitação;

Estátua de São Teotônio – São Teotônio é o primeiro santo português. A estátus está localizada em frente a capela do Bom Jesus;

Casa do Eirado – é uma das casas mais antigas da cidadela, em estilo Manuelito.

Marco Miliário Romano – Marcava a distância de 42 milhas entre Braga e Tui. O marco foi construído durante o reinado do Imperador Cláudio, no século I DC. Os marcos eram colocados nas estradas romanas, separados a cada 1480 centímetros, e tinham gravadas informações sobre a estrada.

Para mais informações sobre Valeça visite o site de turismo da cidade: https://www.visitvalenca.com/. Você também pode baixar o mapa de Valença aqui: https://viajanterei.com.br/mapa-valenca/.

Vigo e Pontevedra

Depois da visita Valença do Minho foi hora de seguirmos viagem em direção a Espanha. A fronteira com a Espanha acaba passando desbercebida  aos que não prestam atenção na pequena placa que avisa que chegamos a Espanha. Nada que lembre a rivalidade entre portugueses e galegos, que hoje convivem em aparente harmonia.

No caminho até Santiago de Compostela passamos por duas cidades que chamaram nossa atenção: Vigo e Pontevedra, que ficam na região da Galícia. O tour não para em nenhuma dessas cidades, mas a beleza do que se vê através da estrada chama a atenção.

O que vimos pelas janelas da Van, combinado com os comentários do guia sobre a região, despertou o desejo de voltar para conhecer esses balneários, de preferência em meses mais quentes, com a certeza de que a região tem muito o que mostrar aos turistas. Assim, já deixamos anotadas as cidades para conhecermos em uma viagem futura à Espanha: Vigo, Pontevedra, Sanxenxo e O Grove.

Santiago de Compostela

Ainda pela manhã chegamos a Santiago de Compostela. O guia nos deixou a vontate para explorarmos o centro no restante da manhã e combinou de nos encontrarmos par ao almoço.

Esse tempo livre foi suficiente para a gente explorar a pé o centro histórico e visitar seus os principais pontos turísticos: a Catedral de Santiago de Compostela, a Praza do Obradoiro, o Mosteiro de São Martinho Pinário e o Mercado de Abastos.

Catedral de Santiago de Compostela

O tempo foi suficiente para visitar esses principais pontos turísticos de nos encontrarmos com o grupo para o almoço.

Já tinha feito alguns tours em cidades europeias, como em Paris, Brugges, Bruxelas, Amsterdam, Frankfurt e Veneza e em nenhum deles a comida era excepcional. Era no máximo “ok”. Mas assim como aconteceu com nosso nosso tour no ano passado com a Living Tours para o Vale do Douro, o almoço incluído no nosso passeio até Santiago de Compostela superou nossas espectativas. Mais uma ponto positivo para a Living Tours.

Altar principal da Catedral de Santiago de Compostela

O menu do almoço incluia tapas, mariscos (que foram os melhores mariscos que já comi na vida!), um prato principal (carne ou peixe) e sobremesa, além das bebidas (vinho, água ou refrigerante). O almoço foi uma excelente oportunidade de nos entrosarmos com o restante do grupo, formado por dois casais de brasileiros e duas garotas de Porto Rico.

Depois do almoço o guia nos deu mais algumas horas para conhecermos ainda mais Santiago de Compostela. Como a gente já havia visitado os principais pontos turísticos e a tarde estava chuvosa, aproveitamos esse tempo livre para caminhar pelas ruelas e depois relaxar no Airas Nunes Café.

No horário indicado pelo guia retornamos ao ponto de encontro para embarcar de volta ao Porto.

Mosteiro de São Martinho Pinário

Retorno para o Porto

Interessante ressaltar que,  tanto na viagem de ida quando na de volta, não faltaram oportunidades para o guia da Living Tours conversar com o grupo sobre os lugares que estavamos a atrvessar e alguma curiosidades locais. Desta forma, as viagens de ida e de volta passaram ainda mais rápido, e não foram nem um pouco tediosas.

Nossa Avaliação

A avaliação que fazemos do Tour para Santiago de Compostela da Living Tours é a de que é uma excelente oportunidade para fazer um bate e volta para conhecer a cidade. Se essa for a sua expectativa, será uma excelente oportunidade de visita.

Se você prentende conhecer a Santiago de Compostela mais a fundo, sugerimos que passe mais de um dia pela cidade e faça um roteiro por conta própria. Como não era essa a nossa intenção, o passeio com a Living Tours foi perfeito para nós pois conhecemos os principais pontos turísticos da cidade, sem precisar abrir mão de outros dias de nosso roteiro de férias.

O veiculo da Living Tours utilizado em nosso tour era novo, confortável, limpo (por dentro e por fora), silencioso e extramente bem cuidado. O veículo nos surpreendeu pois era acima da média dos que costumamos ver nos Tours que fazemos em nossas viagens.

Nossa nota para os serviços da Living Tours é 10. Não temos absolutamente nada de negativo para relatar do passeio, que foi perfeito do início ao fim.

Gostou? Ficou animado para viajar? Fale com a gente. Teremos o maior prazer em ajudar a planejar a viagem perfeita para você!

*O Viajante Rei fez o Tour para Santiago de Compostela a convite da Living Tours.

Deixe uma resposta