Tour em Santiago de Compostela

Olá Viajante! Em nossa última viagem a Portugal passamos duas semanas explorando mais uma vez esse país que tem tantas ligações com o Brasil. Como sempre fazemos em nossas viagens, é claro que não poderíamos deixar de fazer um tour* por lá.

E desta vez fizemos um tour que acaba de ser lançado pela Living Tours, que nos convidou para conhecer Santiago de Compostela, na Espanha, com saída a partir do Porto. E no post de hoje você acompanha como foi esse passeio.

Vale do Douro

Em nossa viagem a Portugal no ano passado a gente já havia feito um passeio com a Living Tour, quando fomos conhecer o Vale do Douro. Como o tour que a gente tinha feito por lá foi perfeito, as expectativas para esse novo passeio eram grandes. Ainda mais por ser para Santiago de Compostela, um destino que a gente sempre teve vontade de conhecer.

Vale a Pena fazer um Tour?

A gente sempre sugere que as compras dos passeios sejam feitas com antecedência, ainda no Brasil. Isso porque você garante preço, já chega no destino sabendo o dia do passeio, sem correr risco de não encontrar vaga para a data que você quer. E ainda foge de IOF e variação do câmbio. No caso da Living Tours, o pagamento ainda pode ser feito por Pay Pal.

O tour que fizemos custa a partir de 85 euros por pessoa  – valores consultados em maio/2022, com ponto de encontro no centro da cidade do Porto.  Se você escolher a saída a partir do hotel em que está hospedado no Porto, o valor acresce em 10 euros por pessoa. Há ainda a opção do passeio com almoço, com acréscimo de 15 euros por pessoa. Nesse caso, o almoço inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebidas (água, vinho ou refrigerante).

Assim, as opções do tour para Santiago de Compostela são:

  • Adulto (ponto de encontro na Living Tour) – 85 euros
  • Adulto com almoço (ponto de encontro na Living Tour) – 100 euros
  • Adulto com almoço (ponto de encontro no hotel do passageiro) – 110 euros

Consulte o site da Living Tours para verificar os valores válidos para a data da sua saída.

Você pode comprar aqui o tour para Santiago de Compostela pagando em reais, pelo site da Civitatis!

Clique aqui para conhecer todas as opções de passeio em Santiago de Compostela.

Ao fazer a compra pelo site você escolhe a data do passeio e o número de pessoas. Ao finalizar o pagamento você receberá em seu endereço de e-mail a confirmação do pedido e o voucher, que deverá ser apresentado no momento do embarque. A Living Tours entrará em contato para informar o horário em que você deverá se apresentar na recepção do hotel. No nosso caso, a saída foi as 7h30 da manhã, na frente do escritório na Living Tour, que fica muito bem localizado, em frente a Estação de São Bento, bem no centro do Porto.

O Tour

A visita para Santiago de Compostela acontece em um único dia, com saída a partir da cidade do Porto, por volta de sete e meia da manhã, e com retorno ao Porto no final da tarde, em torno de cinco da tarde. Além de visitar Santiago de Compostela, o tour incluir uma parada em Valença do Minho, uma cidade fortificada que fica às margens do Rio Minho, na divisa com a Espanha.

Chegamos um pouco antes do horário marcado para o início do tour. Como estava friozinho, aguardamos sentados dentro da loja da Living Tours. No horário programado o nosso guia chegou e embarcamos na van, junto com mais duas passageiras. Antes de seguirmos viagem fizemos duas paradas em hotéis próximos, para o embarque de mais dois casais, totalizando assim oito pessoas no nosso tour.

A van da Living Tours era do mesmo modelo do passeio que fizemos no ano passado. Nova, limpa e bem confortável. O número de passageiros também não afetou nossa experiência, pois a van acomoda muito bem oito pessoas, mesmo pessoas grandes como eu (para quem não me conhece pessoalmente, tenho “apenas” 1,86m de altura…).

Início do Tour

Como havia previsão de chuva, o guia sugeriu que fosse feita uma inversão no roteiro de nosso passeio. Normalmente o tour segue direto para Santiago de Compostela e no retorno ao Porto há uma parada na cidade fortificada de Valença do Minho. Neste caso, paramos na ida em Valença, o que acabou sendo uma boa estratégia, já que fugimos da chuva e ainda pegamos Valença bem vazia, antes da chegada dos turistas.

A distância entre o Porto e Valença do Minho é de aproximadamente 120 quilômetros, que podem ser feitos em cerca de uma hora e meia. Já o tempo de viagem entre o Porto e Santiago de Compostela é de aproximadamente três horas, em uma distância de aproximadamente 240 quilômetros. Ou seja, a viagem não é nada cansativa e é bem tranquila, independentemente da parada em Valenca acontecer no início ou no fim do Tour.

Assim como no tour que fizemos para o Douro, ao deixarmos a cidade do Porto já foi possível notar a mudança na paisagem: logo já estamos na Região do Minho, famosa pela produção dos refrescantes Vinhos Verdes.

Valência do Minho

Com a inversão do passeio, nossa primeira parada foi na cidade fortificada de Valença, na divisa com a Espanha. A cidadela é única: fica em um monte, às margens do Rio Minho, de onde se tem uma linda vista do vale e de Tui, cidade espanhola que fica na outra margem do Minho.

Valença, ou Valença do Minho, é uma cidade fortificada que fica na divisa com a espanha, às marges do Rio Minho. Embora existam registros  na região de habitantes que remontam até a Idade do Bronze, é na época da exploração romana que a região passa a desenvolver como cidade. Acredita-se que esta ocupação romana esteja atrelada a posição estratégica do lugar, de onde se podia proteger dos avanços inimigos.

Detalhes de uma das ruas da cidadela de Valença

A região também foi habitada pelos mouros, até a reconquista cristã. Mas foi com os conflitos com os espanhois que a cidade passou a destaque como forte e lugar de resitência às invasões dos galegos. A fortaleza como se vê hoje remonta ao século XVII, durante da Guerra da Restauração, quando se criou uma área de defesa a partir de baluartes, revelins (meias-luas) e fossos, uma inovação para a época. No século XVIII Valença do Minho era uma das cidades fortificadas mais importantes na linha de defesa com a Espanha.

Explorando Valença

Quando chegamos em Valença do Minho nosso guia deu algumas explicações sobre a cidade e sua construção. Tivemos então um tempo livre para explorar a cidadela, tomar um café e explorar suas ruelas, cheias de lojinhas de souvenirs que ocupam a maioria das casas.

No verão a cidade costuma ficar lotada de turistas. No nosso caso, numa manhã fresca de outono, a cidade estava praticamente vazia, o que nos deu a oportunidade de caminhar com calma pela cidadela e nos surpreendermos com os detalhes da fortificação.

Estátua de São Teotônio, primeiro santo português, em frente a capela do Bom Jesus em Valença

O que ver em Valeça do Minho

Além de explorar suas vielas e lojinhas, restaurantes e cafés, a cidadela possui vários pontos turísticos, como igrejas e edificações histórias, como as que relacionamos abaixo:

Baluartes Socorro, de Santa Ana e do Carmo – são os baluartes mais importantes da fortaleza e de onde se tem ótimas vistas, não só da fortaleza, como também do vale, do Minho, da cidade de Tui e da Ponte Internacional que une Portugal e Espanha;

Capela do Bom Jesus – de arquitetura barroca, é uma capela militar. Quando fizemos a visita a capela estava em processo de restauração e por isso fechada para visitação;

Estátua de São Teotônio – São Teotônio é o primeiro santo português. A estátus está localizada em frente a capela do Bom Jesus;

Casa do Eirado – é uma das casas mais antigas da cidadela, em estilo Manuelito.

Marco Miliário Romano – Marcava a distância de 42 milhas entre Braga e Tui. O marco foi construído durante o reinado do Imperador Cláudio, no século I DC. Os marcos eram colocados nas estradas romanas, separados a cada 1480 centímetros, e tinham gravadas informações sobre a estrada.

Para mais informações sobre Valeça visite o site de turismo da cidade: https://www.visitvalenca.com/. Você também pode baixar o mapa de Valença aqui: https://viajanterei.com.br/mapa-valenca/.

Vigo e Pontevedra

Depois da visita Valença do Minho foi hora de seguirmos viagem em direção a Espanha. A fronteira com a Espanha acaba passando desbercebida  aos que não prestam atenção na pequena placa que avisa que chegamos a Espanha. Nada que lembre a rivalidade entre portugueses e galegos, que hoje convivem em aparente harmonia.

No caminho até Santiago de Compostela passamos por duas cidades que chamaram nossa atenção: Vigo e Pontevedra, que ficam na região da Galícia. O tour não para em nenhuma dessas cidades, mas a beleza do que se vê através da estrada chama a atenção.

O que vimos pelas janelas da Van, combinado com os comentários do guia sobre a região, despertou o desejo de voltar para conhecer esses balneários, de preferência em meses mais quentes, com a certeza de que a região tem muito o que mostrar aos turistas. Assim, já deixamos anotadas as cidades para conhecermos em uma viagem futura à Espanha: Vigo, Pontevedra, Sanxenxo e O Grove.

Santiago de Compostela

Ainda pela manhã chegamos a Santiago de Compostela. O guia nos deixou a vontate para explorarmos o centro no restante da manhã e combinou de nos encontrarmos par ao almoço.

Esse tempo livre foi suficiente para a gente explorar a pé o centro histórico e visitar seus os principais pontos turísticos: a Catedral de Santiago de Compostela, a Praza do Obradoiro, o Mosteiro de São Martinho Pinário e o Mercado de Abastos.

Catedral de Santiago de Compostela

O tempo foi suficiente para visitar esses principais pontos turísticos de nos encontrarmos com o grupo para o almoço.

Já tinha feito alguns tours em cidades europeias, como em Paris, Brugges, Bruxelas, Amsterdam, Frankfurt e Veneza e em nenhum deles a comida era excepcional. Era no máximo “ok”. Mas assim como aconteceu com nosso nosso tour no ano passado com a Living Tours para o Vale do Douro, o almoço incluído no nosso passeio até Santiago de Compostela superou nossas espectativas. Mais uma ponto positivo para a Living Tours.

Altar principal da Catedral de Santiago de Compostela

O menu do almoço incluia tapas, mariscos (que foram os melhores mariscos que já comi na vida!), um prato principal (carne ou peixe) e sobremesa, além das bebidas (vinho, água ou refrigerante). O almoço foi uma excelente oportunidade de nos entrosarmos com o restante do grupo, formado por dois casais de brasileiros e duas garotas de Porto Rico.

Depois do almoço o guia nos deu mais algumas horas para conhecermos ainda mais Santiago de Compostela. Como a gente já havia visitado os principais pontos turísticos e a tarde estava chuvosa, aproveitamos esse tempo livre para caminhar pelas ruelas e depois relaxar no Airas Nunes Café.

No horário indicado pelo guia retornamos ao ponto de encontro para embarcar de volta ao Porto.

Mosteiro de São Martinho Pinário

Retorno para o Porto

Interessante ressaltar que,  tanto na viagem de ida quando na de volta, não faltaram oportunidades para o guia da Living Tours conversar com o grupo sobre os lugares que estavamos a atrvessar e alguma curiosidades locais. Desta forma, as viagens de ida e de volta passaram ainda mais rápido, e não foram nem um pouco tediosas.

Nossa Avaliação

A avaliação que fazemos do Tour para Santiago de Compostela da Living Tours é a de que é uma excelente oportunidade para fazer um bate e volta para conhecer a cidade. Se essa for a sua expectativa, será uma excelente oportunidade de visita.

Se você prentende conhecer a Santiago de Compostela mais a fundo, sugerimos que passe mais de um dia pela cidade e faça um roteiro por conta própria. Como não era essa a nossa intenção, o passeio com a Living Tours foi perfeito para nós pois conhecemos os principais pontos turísticos da cidade, sem precisar abrir mão de outros dias de nosso roteiro de férias.

O veiculo da Living Tours utilizado em nosso tour era novo, confortável, limpo (por dentro e por fora), silencioso e extramente bem cuidado. O veículo nos surpreendeu pois era acima da média dos que costumamos ver nos Tours que fazemos em nossas viagens.

Nossa nota para os serviços da Living Tours é 10. Não temos absolutamente nada de negativo para relatar do passeio, que foi perfeito do início ao fim.

Gostou? Ficou animado para viajar? Fale com a gente. Teremos o maior prazer em ajudar a planejar a viagem perfeita para você!

Procurando passeios e tours pelo Porto? Veja abaixo algumas opções com preços em reais!

Free Tour pelo Porto

Cruzeiro das Seis Pontes

Tour para Santiago de Compostela com saída do Porto

Tour pela região do Douro

Free Tour do Harry Potter pelo Porto

*O Viajante Rei fez o Tour para Santiago de Compostela a convite da Living Tours.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.