Regras de Bagagem – Cias. Aéreas

Olá Viajante!

2019 nem bem começou e algumas Cias. Aéreas já anunciaram mudanças em suas regras de despachos e limites de bagagem por passageiros. No post de hoje falaremos exatamente sobre quais são essas mudanças e os impactos para os passageiros.

Tudo começou a mudar no final de 2016, quando a ANAC -Agência Nacional de Aviação Civil, publicou a resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016. Até então em todos os vôos internacionais que saiam do Brasil cada passageiro tinha o direito de despachar até duas bagagens com 32 quilos cada, além da bagagem de mão. Esse limite era ainda maior para os passageiros da classe executiva e primeira classe.

A resolução 400 entrou em vigou em 14 de março de 2017 e flexibilizou totalmente a política para despacho de bagagem. A expectativa era a de que com essa flexibilização os preços das passagens aéreas ficariam mais baratos, e assim cada Cia. Aérea passou a ter a liberdade de vender passagens com ou sem franquia de bagagem, com preços diferentes.

Para contornar redução das franquias a dica principal é buscar por malas mais leves

A partir da entrada em vigor da resolução 400 cada Cia. Aérea passou a ter uma política própria. Mas algumas não mudaram a política de bagagem ou fizeram mudanças apenas para alguns destinos e rotas específicas. Era esse o caso da Lufthansa e da Copa Airlines, que mantiveram de alguma forma a franquia de duas bagagem de 32 quilos para seus passageiros que voam na classe econômica.

Mas eis que 2019 chega e com ele damos adeus a essa política de franquia nessas Cias. Justamente as remanescentes do mercado de aviação, que ainda mantinham uma política mais liberal quanto ao despacho de bagagem de seus passageiros, acabam de anunciar que irão limitar esses despachos em suas tarifas em todas as rotas.

Veja abaixo o que muda em cada uma delas.

Copa Airlines

Para os bilhetes emitidos na classe econômica a partir de 01/02/2019 a franquia de duas bagagens de 23 quilos por passageiro é válida para os voos a partir do Brasil com destino à America do Norte. Nos demais vôos internacionais da cia. a franquia passa a ser de apenas uma mala de até 23 quilos.

A política completa da Copa Airlines com relação a bagagens poderá ser acessada aqui.

Emirates

A Emirates, que já tinha diminuído a franquia para duas malas de 23 quilos por passageiro, restringiu ainda mais o limite para bilhetes emitidos a partir de 04/02/2019, Agora fica permitido apenas o despacho de uma bagagem de 23 quilos por passageiro.

Confirma na tabela abaixo como ficou esse limite, de acordo com a tarifa da aquisição:

Embora não esteja com informações atualizadas, a política de bagagens da Emites poderá ser consultada no site da empresa.

Lufthansa/Swiss Air

A principal mudança é a do Lufthansa Group, que engloba a Lufthansa e Swiss Air, que eram as únicas que ainda ofereciam a franquia de bagagem com até duas malas com 32 quilos por passageiro da classe econômica.

Os bilhetes emitidos a partir do dia 28/02/2019 pela Lufthansa e Swiss Air  terão uma nova política, com a redução dessa franquia, que passará a ficar alinhada com as outras Cias. Aéreas. Veja abaixo como será esse novo limite:

  • Classe Econômica – uma bagagem com até 23 quilos;
  • Classe Econômica Premium – duas bagagens com até 23 quilos cada;
  • Classe Executiva e Primeira Classe – duas bagagens com até 32 quilos cada.

Essa mudança atinge os bilhetes emitidos a partir do dia 28/02/2019. Assim, se o seu bilhete for comprado e emitido antes dessa data, independentemente da data em que irá voar, você irá aproveitar a regra antiga e ainda poderá despachar duas malas com 32 quilos na classe econômica.

UPDATE (08/02/2019)

A Latam alterou a política de bagagens para vôos com destino ao México (incluindo Cancun). Os bilhetes de classe econômica emitidos a partir do dia 11/02/2019 nas tarifas PROMO, LIGHT e PLUS terão franquia de apenas uma bagagem de 23 quilos. A franquia da tarifa TOP será será duas malas de 23 quilos.

Os passageiros da Latam com bilhetes das classes Premium Economy e Business e passageiros com bilhetes prêmio, independentemente da cabine, mantêm sua franquia de bagagem atual.

Os preços de excesso de bagagem vigentes podem ser consultados em latam.com.

Alternativas

Como a redução das franquias é uma tendência que veio para ficar, sem qualquer indicação que a agência reguladora do Brasil irá reverter essas mudanças no futuro, ao passageiro que viaja só resta buscar por alternativas para contornar essa redução da franquia de bagagens. Listamos abaixo algumas dicas para evitar o pagamento de excesso de peso ou de compra de bagagem adicional:

  • Quando for comprar uma mala nova, procure escolher malas mais leves. É possível encontrar no mercado malas extremamente leves, com pesos de até 1,6 kg. Como comparação, as malas grandes mais antigas chegam a pesar entre 6 e 8 quilos, enquanto malas médias pesam entre 4 e 6 quilos.
  • Leve em sua bagagem apenas o necessário e dê preferência para “pecas-chave”: separe roupas que possam ser usadas e combinadas entre si, adequadas ao clima e temperatura do lugar que irá visitar e em quantidade também adequada ao número de dias de viagem.
  • Deixe para comprar no destino tudo o que for possível. Isso vale principalmente para os itens pesados e com preços que não irão impactar em seu orçamento, com shampoo, condicionador e sabonete.
  • Não deixa para fazer a mala na última hora. Se preparar as malas não é uma especialidade para você, deixar para arrumar tudo na última hora pode significar levar peças a mais e itens desnecessários.
  • Uma semana antes da viagem faça uma lista do que será essencial para sua viagem: itens pessoais, roupas e documentos de viagem.  Revise a lista e só então separe o que irá colocar na mala. Isso irá ajudar a eliminar itens desnecessários.

Ficou com vontade de viajar? Fale com a gente! Teremos o maior prazer em ajudar você a escolher as melhores passagens, hotéis, passeios para sua próxima viagem!

Este post tem 0 comentários

  1. Geralda Aparecida Alves

    Bom dia gostaria de de saber quanto e o preço de ,23 kls a mais pra viajar de Milão a são Paolo por gentileza. Ok

    1. Viajante Rei

      Olá Geralda,
      O valor para despacho de bagagem dependerá da Cia. Aérea escolhida e da classe tarifária do seu bilhete. Por exemplo, a LaTam cobra entre US$45 e US$90 por despacho de bagagem adicional de 23 kg, dependendo do destino e antecedência de compra. Caso já tenha comprado a passagem, sugerimos que entre em contato com sua agência de viagens ou Cia. Aérea para obter esta informação. Se ainda não comprou sua passagem, poderá obter esta informação no momento da reserva com seu agente de viagens ou com a Cia. Aérea.

  2. Elisa

    Boa tarde, estou de mudança para Alemanha e gostaria de saber se a Lufthansa permite levar caixa de plastico em vez de mala como bagagem extra. Não consigo falar com eles. Obrigada

    1. Viajante Rei

      Olá Elisa. Acredito que você não terá problemas com a sua bagagem, se ela estiver dentro do permitido pela Lufthansa. No site deles há informações sobre bagagem permitida no porão e bagagem especial: https://www.lufthansa.com/pt/pt/bagagem-visao-geral
      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.