Cruzeiros Marítimos – uma introdução

Olá Viajante!

A partir de hoje iremos publicar uma série de posts sobre cruzeiros marítimos.  Nesse primeiro texto vamos falar sobre as alternativas para a escolha de um cruzeiro que navegue em águas brasileiras.

Nossos próximos textos serão sobre a experiência de bordo, os navios disponíveis, detalharemos cada uma das opções das empresas que navegam por terras brasileiras.  Falaremos sobre as categorias disponíveis, os tipos de cabine e localizações e as opções que os brasileiros encontram na costa do país.

Para encerrar, detalharemos uma opção que cada vez mais tem atraído brasileiros: cruzeiros pelo exterior.

Se você nunca fez um cruzeiro, esse post pode ser uma ótima opção para conhecer um pouco desse mercado que tem crescido e se popularizado no Brasil. Embora desde a década de 60 já houvesse um mercado de cruzeiros pelo litoral brasileiro, foi na última década que esse tipo de turismo se popularizou, principalmente com a chegada de grandes transatlânticos, como os das empresas MSC e Costa, além da Royal Caribbean, que deixou de operar nas águas brasileiras em 2016.

Mesmo com a crise econômica e os altos custos de taxas portuárias, que acabaram por encerrar operações de empresas como a Royal Caribbean, a impressão que tenho é a de que os cruzeiros marítimos por aqui tem cada vez mais se popularizado e os passageiros encontram a cada ano novas experiências, inclusive com navios novos e modernos, como o MSC Seaview, que fez parte da temporada 2018/2019 e estará navegando novamente pelo Brasil na temporada 2019/2020.

Ponto de Partida

O ponto de partida para escolher o seu próximo cruzeiro poderá ser a partir de algumas opções, que sejam mais adequadas para você. Listamos abaixo algumas delas:

  • Preço;
  • Companhia de Cruzeiro;
  • Destino;
  • Número de dias do cruzeiro.

Preço

Acredito que esta seja a opção que mais influencia na compra por impulso de um cruzeiro: uma promoção com preços baixos. As principais companhias lançam promoções com frequência. Dependendo da empresa, você irá encontrar promoções como upgrade de cabine, segundo passageiro grátis, pacotes adicionais de bebidas e experiências, entre outras.

Há ainda promoções específicas para saídas em determinadas datas ou para cruzeiros de travessia (os cruzeiros de travessia são aqueles que fazem o trajeto entre o Brasil e Europa ou Caribe, no trecho de ida ou volta, quando o navio vem ao Brasil e retorna para a Europa).

Então, um bom ponto de partida poder esses: cheque as ofertas das companhias e procure por preços e condições promocionais de cruzeiros. Quanto maior a antecedência da compra, maior a probabilidade de encontrar melhores preços. Há ainda promoções de última hora, que normalmente são ofertadas alguns dias antes do embarque, exclusivamente através de agentes de viagem.

Companhias

Outra forma de iniciar o planejamento de seu cruzeiro poderá ser a partir da Companhia. Atualmente as principais empresas que atuam no mercado brasileiro são:

MSC – a MSC é a Cia. Marítima que hoje domina o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos. Para a temporada 2019/2020 a Cia. Italiana operará com quatro navios (MSC Seaview, Fantasia, Poesia e Sinfonia) na costa brasileira, com destino a Búzios e Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Salvador e Ilhéus (BA), Balneário Camboriú e Porto Belo (SC), Punta del Este e Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), além da travessia entre Brasil/Europa no início e final da temporada.

Costa – a Costa Cruzeiros operará com dois navios em sua temporada 2019/2020 pela costa brasileira: Costa Fascinosa e Costa Pacífica. Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Ilhabela (SP), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), além da travessia Brasil/Europa no início e final de temporada, são alguns dos destinos operados pela Costa com embarque no litoral brasileiro.

Pullmantur – a Pullmantur é uma operadora espanhola que em 2006 foi comprada pela Royal Caribbean e opera com navios menores e mais antigos. Ela começou a operar no Brasil através de arrendamentos pela CVC. A Cia. conta com uma frota de quatro navios: Zenith, Horizon, Monarch e Sovereign (Soberano). No Brasil o navio Soberano navega a partir de Recife (rumo ao Sudeste), Salvador (rumo ao sudeste), Rio de Janeiro e Santos, estes últimos com visitas a Búzios e Camboriú.

Iberostar – a Iberostar é uma rede hoteleira que opera um navio de cruzeiros que faz exclusivamente a rota amazônica, com cruzeiros de 3, 4 e 7 noites partindo de Manaus: o Iberostar Grand Amazon. O que levaria você a fazer um cruzeiro pelo Amazonas? Acredito que a melhor resposta para essa pergunta é através de outra pergunta: Qual a melhor forma e a mais confortável para se conhecer a Floresta Amazônica? Meu palpite: navegar através dos rios! É exatamente essa a proposta da Iberostar: levar até 148 passageiros, acomodados em mais de 70 cabines, para conhecer as belezas da floresta amazônica, a navegar em um hotel flutuante de luxo pelos Rios Negro, Solimões e Amazonas.

Destino e Porto de Saída

Outra maneira de escolher o seu próximo cruzeiro é pelo destino ou pelo porto de partida. Saindo do Rio de Janeiro, por exemplo, você encontrará opções para o nordeste, sul, além de Argentina e Uruguai. Saindo de Santos, em São Paulo, os principais destinos são: Rio de Janeiro, Nordeste e região Sul, além de Argentina e Uruguai.

Há ainda saídas específicas em águas brasileiras, com demandas próprias. É o caso dos cruzeiros que acontecem durante o Carnaval, no Natal e, talvez, o mais caro e desejado de todos: um Cruzeiro de Réveillon no Rio de Janeiro, com direito a assistir à queima de fogos em Copacabana, ancorado na Baía da Guanabara.

Por último há ainda os “Cruzeiros de Travessia”, quando os navios iniciam e terminam suas temporadas pela costa brasileira. Esses cruzeiros normalmente fazem o trajeto de/para a Europa, com maior tempo de navegação e menos paradas e duram entre 13 e 22 dias.

A principal vantagem nos cruzeiros de travessia está em menores preços, se comparado aos roteiros tradicionais. Além disso, é possível aproveitar a travessia e, com mais calma, usufruir de toda a infraestrutura que os navios possuem e oferecem aos passageiros. É importante lembrar que ao se fazer um desses cruzeiros será necessário comprar o trecho de ida ou volta ao Brasil, que provavelmente deverá ser feito por via área.

Os principais portos de partida/destino dos cruzeiros de travessia ficam em Portugal, Espanha e na Itália, com desembarque/embarque em portos do Nordeste e Sudeste do Brasil. Assim, se você tiver alguns dias para acrescentar às suas férias,  será uma excelente oportunidade para, junto com seu cruzeiro, incluir também um passeio pela Europa.

Duração

Se você nunca fez um cruzeiro, tem medo de enjoar e de sua viagem acabar virando um pesadelo, o ideal é fazer primeiro um cruzeiro mais curto, para saber se terá uma experiência sem maiores sustos. Todas as companhias que operam no Brasil oferecem cruzeiros com duração média de três dias.

Se você já fez um cruzeiro antes, se acredita que não terá problemas de enjoo, ou se não tem receio de arriscar, experimentar um cruzeiro com duração maior, entre 7 a 8 dias, talvez seja o que ofereça o melhor custo/benefício para você. Eles possuem duração ideal para se conhecer em média dois destinos, além de poder aproveitar a infra-estrutura que os navios oferecem.

Agora se você é um “amante de cruzeiros”, as opções mais longas lhe agradarão mais: há cruzeiros com duração média de 14 dias, além das travessias entre o Brasil e Europa, que costumam tem preços bem convidativos e que duram entre 18 a 22 dias.

Cruzeiros Temáticos

Os cruzeiros temáticos conquistam a cada ano públicos específicos. Talvez o maior exemplo seja o Cruzeiro “Emoções em Alto Mar”, que desde 2005, através de venda direta pela empresa do cantor Roberto Carlos, tem atraído fãs pela costa brasileira.

Os cruzeiros temáticos normalmente são de curta duração, com tempo de navegação médio de três noites, onde o foco está na temática do cruzeiro: cantores, gêneros ou artistas específicos.

Seguindo esta tendência, para a temporada 2019/2020 destaco quatro cruzeiros temáticos, todos em navios da MSC e com saída do Porto de Santos, em São Paulo, a exceção do Cruzeiro Emoções em Alto Mar, que partirá do Rio de Janeiro:

WESLEY SAFADÃO ON BOARD – com saída em 23/11/2019 de Santos, no navio MSC Fantasia, o cruzeiro tem como principal atração shows do cantor Wesley Safadão com participação de convidados, como Marília Mendonça, Bell Marques, Vintage Culture, Gabriel Diniz, Aldair Playboy, Márcia Fellipe e Jopin.

MIX FESTIVAL ON BOARD 2019 – com saída em 29/11/2019 de Santos. Assim como o cruzeiro de Wesley Safadão, o Mix Festival também acontece a bordo do Navio MSC Fantasia. O Cruzeiro oferece ser um festival de música em alto mar, com 15 shows voltados para ouvintes da Rádio Mix FM, como os da cantora Anitta, da dupla Henrique e Juliano, Alok, Fernando e Sorocaba, Dennis, Matheus e Kauan, Felipe Araújo, Bruno Martini, Nando Reis, Melim, Iza, Vitor Kley, Marcelo Falcão, Armandinho e Cat Dealers.

EMOÇÕES EM ALTO MAR – com saída em 15/02/2020 do Rio de Janeiro a bordo do MSC Fantasia, o cruzeiro com o Rei Roberto Carlos tem foco total do show do cantor, que é realizado no teatro do navio. A escolha dos assentos no teatro acontece de acordo com o tipo de cabine, divididos em três setores: Azul, Verde e Branco. Os passageiros ficam sabendo qual assento ocuparão no show quando recebem os ingressos, que são enviados até 10 dias antes do embarque. A única cabine que garante lugar na primeira fila central é a ROYAL SUÍTE. As suítes interna e externa com vista para o mar já estão esgotadas para a temporada 2020, restando nesse momento (24/05/2019) suítes externas com varanda e suítes deluxe com varanda, com valores a partir de R$ 5.430,00 por pessoa, mais taxas.

NAVIO ENERGIA NA VÉIA – com saída  13/03/2020 de Santos é anunciado como o maior cruzeiro temático do mundo, a bordo do mais novo navio da companhia italiana: o MSC Seaview. O Energia na Véia  promete 72 horas de festas com uma programação incrível: Dj’s do Energia na Véia, tocando os melhores hits dos anos 70, 80, 90 e 2000 e shows com os maiores artistas do Brasil: Roupa Nova, Skank, Jotaquest e Capital Inicial.

Gostou? Ficou animado para viajar? Fale com a gente. Teremos o maior prazer em ajudar a escolher e reservar o cruzeiro perfeito para você.

 

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.