Você gosta de frio?

Ontem fizemos uma enquete em nossa conta no Instagram em que perguntamos aos nossos seguidores se eles gostam de frio.  Divulgamos hoje o resultado da enquete em nosso stories também lá no IG e aproveitamos ainda para convidar nossos leitores a virem ler esse post.

Se você chegou até aqui por causa da enquete e a sua resposta foi a de que “não” gosta de frio, essa é a hora de preparar sua viagem para a Europa, afinal o verão está chegando por lá e sua viagem tem tudo para ser sensacional!

Friozinho que pegamos na Holanda, durante a Primavera. Foto que deu origem a enquete e que culminou com esse texto no blog.

Agora se você faz parte da maioria (69% responderam “sim”) e, assim como eu, gosta de um friozinho, a temporada de inverno vai começar aqui no Brasil e nos nossos vizinhos, como Argentina e Uruguai. Você poderá aproveitar para viajar para Bariloche ou ir para o “Fim do Mundo” e conhecer Ushuaia e o Parque Nacional Terra do Fogo.

Planejamento é fundamental!

Mas sabe o que é mais importante? Que, independente dos seus gostos e preferências, ou da resposta que você tenha dado na enquete, é possível planejar a sua viagem de forma que ela seja perfeita para você. E como fazer isso?

A internet facilita a vida da gente, afinal a cada dia fica mais fácil buscar na rede por informações sobre viagens. Mas mesmo com essa “facilidade” do mundo virtual, são tantas informações, tantas opções, tantas fontes, que muitas vezes a gente fica ainda mais confuso, o que nos leva a fazer perguntas do tipo:

Eu tenho uma só resposta para essas perguntas e para todas as outras que você tiver! E a resposta é: depende! Depende das suas preferências, de como gosta da sua viagem, das suas companhias, do tempo de duração, da época do ano, e de inúmeros outros fatores que dizem respeito ao seu gosto, ao seu jeito, ao seu estilo e quanto está disposto em investir, em tempo e dinheiro, na viagem.

A viagem perfeita é a feita para você!

Por exemplo: qual seria a resposta para você para a primeira pergunta, sobre a melhor época para viajar para a Europa? Se você gostar de frio, o período de outono e inverno pode ser uma ótima época para sua viagem. Os preços são mais baixos do que os dos meses mais quentes e você pode aproveitar os pontos turísticos com menos “muvuca”, menos concorridos e com maior tranquilidade.

Temporada de Neve

Se você gosta de neve e de esquiar, pode também aproveitar promoções como a que Club Med faz todo ano, chamada “Fly & Ski”. Será uma excelente oportunidade de conhecer os Resorts de Neve com sistema All-Inclusive na França, Itália e Suíça com preços muito bons, com passagem aérea incluída no pacote, skipass e aulas coletivas. Essa hospedagem com preços promocionais costumam ser para o final do inverno e começo da primavera, com estadia para os meses de março e abril.

Neve na vista da do quarto em nossa estadia na Serra da Estrela em abril de 2018.

Primavera e Outono

Se preferir temperaturas mais amenas, provavelmente a primavera e outono serão a melhor época para você visitar a Europa, quando o frio e a neve ficam restritos aos locais mais altos, como os próximos às montanhas e aos Alpes e mais ao norte do continente. Nos países mais ao sul, como Itália e Espanha, a tendência é de temperatura acima dos 20 graus.

Na primavera, embora comece a aumentar o número de visitantes, ainda é possível visitar os principais pontos turísticos com mais calma. Mas fique preparado para enfrentar filas nos destinos mais procurados, como Museu do Louvre e Museu do Vaticano. A primavera tem ainda a tendência de pouca chuva e dias mais ensolarados e é considerada por muitos como a melhor época para visitar o velho continente.

Tempo chuvoso que pegamos em Heidelberg, na Alemanha, mesmo tendo planejado a viagem para a Primavera.

No outono alguns países europeus sofrem mais com chuvas, o que poderá atrapalhar passeios em locais abertos e ao ar livre. Por outro lado, a paisagem no outono é única, já que com a transformação da paisagem com a queda das temperaturas leva às folhas das árvores tons avermelhados e amarelados, misturados com as folhas ainda verdes. Certamente é uma época do ano em que a paisagem irá render lindas fotos de sua viagem.

Verão Europeu

Quando ao alto verão europeu, nos meses de meio de ano, este é indicado apenas se você for uma pessoa que foge do frio e apenas viaja para lugares quentes, já que essa é época mais procurada por turistas, quando a temperatura, dependendo da região, pode passar facilmente dos 40 graus, como por exemplo na região central de Portugal.

Região do Douro em Porgural, na nossa visita em abril de 2018. O tempo estava perfeito, com temperatura agradável.

Viajar para a Europa no alto verão realmente possui outras desvantagens, se comparada com outras épocas do ano, já que com a alta demanda os preços ficam mais caros e os pontos turísticos lotados. Mas é possível encontrar alternativas para contornar parte das dificuldades de verão.

Uma dessas alternativas é uma tendência de viagem que vem conquistando a cada dia mais fãs: a Slow Travel, assunto de nosso próximo post.

Gostou? Ficou animado para viajar? Fale com a gente. Teremos o maior prazer em ajudar a planejar a viagem perfeita para você, inclusive de roteiros Slow Travel personalizados ou oferecidos por parceiras do Viajante Rei.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.